Semana Nacional Cáritas

Há instituições que se distinguem pelo trabalho que realizam ao longo de todos os dias e noites do ano, não só no território nacional, mas em muitos países do mundo.

A Cáritas é, sem dúvida, uma dessas instituições. A disponibilidade de tantos homens e mulheres que abraçam esta causa é um autêntico testemunho de entrega ao serviço de quem precisa. A acção da Cáritas acontece sempre que é necessário, nos momentos de paz e nos momentos de guerra, nos momentos tranquilos ou quando a catástrofe toma conta da humanidade.
Em Portugal, de 5 a 12 de Março, a rede nacional Cáritas celebra a Semana Nacional Cáritas com o tema “O Amor que Transforma”. Trata-se de uma iniciativa que junta toda a rede Cáritas em Portugal dando visibilidade à acção da Cáritas no apoio directo a todas as pessoas que por alguma razão precisam de ajuda. É um tempo de reflexão sobre a acção social e as actividades de animação pastoral.
O peditório público, aberto a toda a população, é uma das iniciativas mais visíveis da instituição, ao longo desta semana. Nestes dias uma verdadeira onda de voluntários e amigos da rede Cáritas espalha-se por todo o país apelando ao contributo de todos os portugueses como forma de expressarem a sua solidariedade. Na rua ou em formato online, é possível ajudar a reforçar a acção da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social.
De acordo com os dados disponibilizados, anualmente a Cáritas apoio cerca de 120 mil pessoas em atendimento social através da rede nacional das Cáritas Diocesanas e dos muitos grupos paroquiais que estão espalhados por todo o país.
Actualmente há muitas pessoas a solicitar apoio à Cáritas devido ao desemprego, baixos rendimentos e reformas insuficientes. Entre os problemas também aparecem as despesas relacionadas com a habitação (rendas, electricidade, água e gás) e despesas relacionadas com a saúde, bem como o aumento do custo de vida.
Se puder, ajude a Cáritas a continuar a ajudar quem precisa.

Notícias Relacionadas