Rotary Club da Guarda empenhado no combate à poliomielite

Recolha de donativos através e jantar debate

O Rotary Club da Guarda vai marcar o “dia mundial de combate à Poliomielite”, que se assinala a 24 de Outubro, com a organização de um jantar de recolha de donativos. A iniciativa está marcada para as 20.00 horas, no Hotel Versatile (ex-Vanguarda), na Guarda. O programa integra um debate em jeito de “mesa redonda” em que, personalidades convidadas serão desafiadas a reflectir sobre “a prevenção, o tratamento e o convívio com as demências”.
Foram convidados a estar presentes na mesa redonda António Pissarra (Psiquiatra), Marina Afonso (Psicóloga), Carolina Vila Chã (Especialista em actividade física e bem estar).
A iniciativa tem inscrições limitadas a 60 pessoas e está aberta a todos os interessados. No ano de 1985 foram identificados no mundo mais de 250 000 novos casos de pessoas contaminadas com o vírus da Poliomielite Selvagem (Paralisia Infantil). Em 2018 essa variável passou a ser de 33 novos casos, circunscritos a uma região em conflito permanente e guerra (Paquistão 12 e Afeganistão 21), onde a vacinação é um procedimento muito difícil de executar. Devido à COVID-19, as campanhas de vacinação em massa tiveram de ser alteradas pelo que em 2020 foram confirmados 139 novos casos. Em 2021 a situação foi recuperada para 5 casos (Paquistão 4 e Afeganistão 1) mas 2022 a situação foi agravada para 22 casos (Paquistão 20 e Afeganistão 2). Recorde-se que, em 1985, o Movimento Rotário chamou a si o objectivo de ajudar a Organização Mundial de Saúde – sobretudo com dinheiro proveniente de doações (de associados, amigos, da fundação Bill e Melinda Gates e empresas) e o trabalho de milhares de voluntários – a erradicar do Mundo esta doença tão debilitante. Foi criado o Programa PolioPlus agora numa fase que se pretende final chamada de “End Polio Now”. O Rotary já ajudou a imunizar quase 3 500 000 000 de Crianças em 122 países.

Notícias Relacionadas