As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Papa convida a celebrar o segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Celebração acontece no dia 24 de Julho

A mensagem do Papa Francisco para o Segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que tem como tema “Dão fruto mesmo na velhice”, foi apresentada no dia 10 de Maio. O Papa dirige-se à sua geração para lembrar que quem está numa idade avançada tem uma importante missão: ser “artífices da revolução da ternura” e de “libertarmos o mundo da sombra da solidão e do demónio da guerra”.
O Dia foi instituído em 2021, sendo celebrado a cada ano, em toda a Igreja, no quarto domingo de Julho, perto da festa de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus. Este ano, acontecerá no dia 24 de Julho.
Na mensagem, o Papa Francisco não esconde as dificuldades que traz a velhice, tanto na vida individual como social. Num mundo dilacerado pela violência da guerra, é necessária “mudança profunda, duma conversão, que desmilitarize os corações, permitindo a cada um reconhecer no outro um irmão”. Lembra que o testemunho dos idosos é importante e significativo, e convida-os a “ser mestres dum modo de viver pacífico e atento aos mais frágeis”. Esta missão começa na sua própria família, mas não termina nela, e inclui “juntamente com os nossos netos, muitos outros assustados que ainda não conhecemos e que talvez fujam da guerra ou sofram por causa dela” na Ucrânia, no Afeganistão, no Sudão do Sul ou em outros lugares do mundo.
O Papa convida os avós e idosos a continuarem a dar frutos e a viverem de forma particular a dimensão da oração.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida aponta duas modalidades concretas para viver o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: celebrar em cada paróquia uma missa dedicada aos idosos e ir ao encontro dos que não costumam receber visitas. Por outro lado, na Mensagem, o Papa afirma que “a visita aos idosos abandonados é uma obra de misericórdia do nosso tempo”.
Durante a conferência de imprensa, no Vaticano, foi apresentado também o logotipo do Dia, Mundial dos Avós e dos Idosos que tem no centro um abraço, símbolo do encontro e do diálogo entre as gerações.
Recorde-se que o número de pessoas de mais de 60 anos tem crescido muito no mundo. Nos últimos 60 anos, esse número quadruplicou. Em 2019, uma a cada 11 pessoas no mundo tinha mais de 65 anos. Nos últimos quatro anos, pela primeira vez na história, há mais pessoas acima dos 65 anos do que crianças abaixo dos cinco.

Notícias Relacionadas