As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Obra dá a conhecer invocações religiosas na Serra da Estrela

Projecto coordenado pelo historiador José Eduardo Franco

A obra mais recente do investigador José Eduardo Franco, “Lugares Sagrados em Portugal”, dá a conhecer aos leitores alguns dos locais religiosos e devocionais mais significativos da cultura portuguesa, desde as pinturas rupestres de Foz Côa aos altares de Fátima.
“Nós procurámos nesta obra apresentar lugares sagrados dos diferentes pontos do país, das dioceses, dos diferentes espaços, não apenas templos, também dos arquipélagos da Madeira e dos Açores (…) decorrentes da importância histórica que tiveram, da antiguidade e também da monumentalidade”, explicou o historiador em entrevista transmitida no Programa ECCLESIA (RTP2).
No projecto, dividido em dois volumes, é possível encontrar não só locais de culto católicos como a Basílica da Estrela, em Lisboa, “o primeiro templo construído com evocação ao Sagrado Coração de Jesus no país”, mas também expressões de outras religiões.
O trabalho de investigação abrangeu “desde as mais antigas” manifestações de espiritualidade, pré-cristãs, às experiências mais recentes que têm entrado em Portugal”.
“A escolha foi muito complexa, porque há centenas e centenas de lugares sagrados em Portugal, e só pudemos escolher cerca de 80”, explicou José Eduardo Franco.
A obra ultrapassa o âmbito do local de culto para chegar a pontos que, pela sua grandeza, beleza e importância para o entendimento das origens do território nacional, são considerados “sagrados”, como a Serra da Estrela.
“A Serra da Estrela sempre foi, ao longo do processo de urbanização do território português, entendida pelas diferentes experiências religiosas que aqui se viveram como um lugar sagrado. A própria montanha transpira respeito, devoção, e foi também lugar de culto, desde tempos imemoriais”, recordou José Eduardo Franco.
Ao longo dos anos, naquele que é o ponto mais alto de Portugal continental, têm surgido diversas invocações religiosas, sobretudo ligadas a Nossa Senhora. Desde a Nossa Senhora da Estrela (Penhas Douradas – Manteigas), à Nossa Senhora do Ar (na Torre – Seia) passando pela Nossa Senhora de Assedace (Folgosinho – Gouveia).
Entre outras, encontramos também expressões de devoção a São Lourenço (Manteigas), a Senhora do Desterro (São Romão – Seia) e à Senhora da Guia (em Loriga – Seia).
“Lugares Sagrados de Portugal”, da editora Circulo de Leitores, é uma proposta de cultura e também de roteiro.

Ler também:  No encerramento das funções de Diretor Executivo

Notícias Relacionadas