Comemorações do 111º aniversário
O Mosteiro Beneditino de Montserrat e a Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, foram os lugares de referência da peregrinação que o Jornal A GUARDA promoveu, de 29 de Abril a 3 de Maio, no âmbito das comemorações do 111º aniversário.
Um grupo de 50 pessoas participou na peregrinação que, no primeiro dia, passou por Valladolid (Catedral, o Palácio Real e Santuário da Grande Promessa dedicado ao Sagrado Coração de Jesus), Sória (Catedral de São Pedro e Igreja de São Domingos) e Saragoça (Catedral e Centro Histórico). No segundo dia, os peregrinos passaram por Torreciudad (Santuário, erigido sobre o impulso de São José Maria Escrivá), Montserrat (Mosteiro Beneditino onde se encontra a Padroeira da Catalunha, Nossa Senhora de Montserrat).
O terceiro dia foi dedicado a Barcelona (Catedral, o Bairro Gótico, Basílica da Sagrada Família, Las Ramblas, Cidade Olímpica e o Porto).
No quarto dia começou o percurso de regresso que passou pelo Monasterio de Piedra (visita das ruínas do antigo mosteiro do século XII fundado e habitado por monges cistercienses, durante quase 700 anos e dedicado e Santa Maria a Branca, envolvido nas paisagens do parque natural).
No último dia, os peregrinos tiveram um momento de descontracção em Torrejon D’Ardoz com a visita ao Parque Europa (onde estão representadas os mais emblemáticos monumentos das principais cidades Europeias). A viagem continuou até Ávila, cidade berço de Santa Teresa de Jesus e de São João da Cruz, reformadores da Ordem do Carmelo. Seguiu-se a última parte do percurso que terminou na cidade da Guarda.
O Jornal A GUARDA saúda todos aqueles que se quiseram associar a esta peregrinação.
Ainda no âmbito das comemorações do 111º aniversário do Jornal mais antigo da região, terá lugar na próxima quarta-feira, 13 de Maio, às 18.00 horas, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, uma conferência, com Paulo Rocha, Director da Agência Ecclesia. A conferência, com entrada livre, incidirá sobre o tema: “Como é que uma comunicação escrita pode potenciar uma comunicação audiovisual”.