Ensino
O IPG – Instituto Politécnico da Guarda vai criar um mestrado de dupla titulação em Sistemas de Informação Geográfica, em parceria com a Universidade Oeste de Timisoara (UVT), na Roménia. Esta parceria académica para um “Double Master’s Degree” está integrada no projecto “Internacionalização de Curricula através da UNITA – Rede de Universidades Europeias” e é resultado de reuniões realizadas na Universidade de Turim, em Itália.
A UNITA é uma aliança que une instituições de ensino superior de Espanha, França, Itália, Roménia e Portugal que têm em comum a localização em zonas transfronteiriças e de montanha.
O projecto do mestrado de dupla titulação prevê que durante quatro semestres os estudantes portugueses e romenos frequentem aulas presenciais, quer na Guarda, quer em Timissoara, cabendo-lhes sempre fazer os dois primeiros semestres na universidade de origem e o terceiro semestre na universidade parceira. No final dos cursos, os alunos serão simultaneamente diplomados pelo Politécnico da Guarda e pela Universidade Oeste de Timisoara.
A universidade de Timisoara, a cidade romena mais próxima da Europa Central, já tem a funcionar o Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica. O Politécnico da Guarda está a agora a preparar o seu, estando previsto entregar a candidatura à A3ES (a agência de avaliação e acreditação do ensino superior em Portugal) até Março de 2024. A expectativa no IPG é que a A3ES o aprove a tempo de a primeira edição do mestrado poder ser aberta no final de 2024. Quando ao mestrado de dupla titulação com a Roménia, é previsível que possa iniciar-se no ano lectivo de 2024/2025.
Joaquim Brigas, presidente do Politécnico da Guarda, refere que “a internacionalização do ensino e da nossa investigação aplicada para o mercado europeu é uma prioridade na participação do Politécnico da Guarda na rede UNITA: tanto o mercado de estudantes europeus, como o mercado empresarial do leste da Europa, têm um grande potencial para quem estuda em Portugal”.
O primeiro ano do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica terá, no IPG, uma estrutura curricular própria, paralela à que já existe na universidade congénere romena.
Elisabete Soares, docente do IPG e coordenadora do processo de criação deste mestrado, explica que “o objectivo da parceria é partilhar as mesmas unidades curriculares no 3º semestre do mestrado, que será leccionado em língua inglesa, sendo obrigatório que os estudantes em Portugal o frequentem na Roménia e os estudantes romenos em Portugal”.