Estudo também será realizado nas cidades do Porto e em Évora
“Caracterização físico-química da matéria particulada adsorvida aos grãos de pólen presentes na atmosfera” é a designação do projecto, recentemente aprovado pela Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT), em que está envolvido o Instituto Politécnico da Guarda (IPG). O estudo será realizado em três cidades com localização geográfica, influência meteorológica e nível de urbanização diferentes: Porto (cidade costeira do Atlântico), Guarda (cidade de alta altitude) e Évora (influenciado por desertos do Norte de África).
Neste estudo serão utilizadas técnicas de espectroscopia de Raio X e micro-espectroscopia de Raman assim como várias análises estatísticas e modelação conceptual e numérica para obter informação detalhada e interpretação dos dados sobre a PM presente na parede do pólen atmosférico.
A instituição proponente deste projecto foi a Faculdade de Ciência da Universidade do Porto, surgindo como instituições participantes o Instituto Politécnico da Guarda, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. e a Universidade de Évora.