Fundação Nova Era Jean Pina volta a apoiar lusodescendentes na Venezuela

Protocolo foi assinado na última semana, em Lisboa

A Fundação “Nova Era Jean Pina, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Federação Iberoamericana de Lusodescendentes, assinaram um protocolo tendo em vista a colaboração no apoio a agregados familiares, carenciados, de nacionalidade portuguesa ou lusodescendentes, residentes na Venezuela.
O protocolo foi assinado no dia 4 de Outubro, em Lisboa, presencialmente por Paulo Cafôfo, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, e por João Pina, Presidente da Fundação Nova Era – Fondation Jean Pina. A assinatura da Federação Americana de Lusodescendentes, através do seu Presidente, Jany Moreira Ferreira, terá lugar em Caracas, no próximo dia 13 de Outubro, por ocasião da visita do SECP às comunidades portuguesas na Venezuela.
De acordo com o protocolo, a Fundação “Nova Era Jean Pina” financia a aquisição de “Cabazes de Natal”, a serem distribuídos, durante o próximo mês de Dezembro, a famílias portuguesas ou lusodescendentes.
A Federação Iberoamericana de Lusodescendentes tem como compromisso assegurar a aquisição dos produtos alimentares necessários para constituição dos diversos “Cabazes de Natal”, bem como a sua distribuição às famílias identificadas, salvaguardando a sua reserva de identidade. Ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da sua rede consular na Venezuela, cabe o acompanhamento do processo de apoio.
Recorde-se que na última quadra natalícia, a Federação Americana de Luso-Descendentes, presidida pelo luso-venezuelano Jany Augusto Moreira, entregou 200 cabazes oferecidos pela Fundação Nova Era Jean Pina. Um apoio protocolado com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, e que permitiu melhorar o Natal de compatriotas que vivem com graves dificuldades na Venezuela.
A Federação Americana de Luso-Descendentes é uma instituição sem fins lucrativos, criada em Novembro de 2010, que tem como principal missão preservar e difundir a cultura e língua portuguesa, e promover as relações de amizade entre Portugal e a Venezuela através dos valores da união e solidariedade.
Esta instituição, em conjunto com o Observatório dos Luso-Descendentes, promoveu, no dia 14 de Junho deste ano, no Auditório António de Almeida Santos – Assembleia da República, uma cerimónia que distinguiu um conjunto de personalidades que têm norteado a sua intervenção cívica, política e profissional em prol da diáspora, nomeadamente da comunidade portuguesa na Venezuela.
Na altura, a Federação Americana de Luso-Descendentes distinguiu com a Ordem D. Afonso Henriques – Grau Ouro, o antigo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, actualmente Ministro da Administração Interna; a actual deputada e antiga Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes; o empresário benemérito luso-francês, João Pina; e a jornalista da RDP/Internacional, Paula Machado.

Notícias Relacionadas