Obras revelaram pintura de grandes dimensões provavelmente da Escola de Grão Vasco
As obras realizadas na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição de Aldeia Nova, no concelho de Trancoso, revelaram a existência de um grande fresco do século XVI a cobrir a parede da ousia. Trata-se de uma representação de Nossa Senhora entronizada, coroada por dois Anjos, com o Menino Jesus ao colo e acompanhada por dois anjos, um deles músico e o outro ofertante, tudo pintado no primeiro quartel do século XVI.
Para Vitor Serrão, Professor da Faculdade de Letras de Lisboa/historiador de arte, “a pintura da ousia da igreja de Aldeia Nova é de excelência, e as qualidades plásticas deste artista activo no reinado de D. Manuel I e, acaso, ao serviço da Diocese de Lamego, são por demais evidentes”. Refere também que “o Mestre de Aldeia Nova conhecia os estilemas da ‘escola’ viseense de Vasco Fernandes e desenvolve no recorte de figuras, na modelação dos valores e na perícia das matizes cromáticas um discurso erudito que remete para esses referenciais, para além da forte eficácia que o fresco comunica em termos de discurso espiritual”.
Vitor Serrão lembra que “na igreja de Aldeia Viçosa (Guarda), não muito longe de Aldeia Nova, a oficina de Grão Vasco pintou um retábulo a óleo onde também se representa a Virgem com o Menino, entronizada e coroada e com música celeste de anjos acompanhantes”. E acrescenta: “A descoberta deste notabilíssimo fresco renascentista de Aldeia Nova impõe um processo especializado de consolidação e salvaguarda, e um trabalho muito delicado de conservação, limpeza, restauro e reintegração de lacunas, que a qualidade ímpar do fresco exige e que não deve, por questões de salvaguarda, ser protelado”.
Os altares colaterais mostraram, também, existência de frescos quinhentistas por detrás dos altares barrocos em talha do século XVIII.
Em declarações ao Jornal A GUARDA, o pároco, padre Alfredo Gabriel, disse que esses frescos “vão permanecer ocultos, já que o seu merecimento é inferior, e por razões de culto”.
Nessas pinturas, entretanto tapadas pelos altares de talha, vislumbra-se uma Virgem em trono, com duas figuras de orantes, mas tudo muito repintado, e um ‘retábulo fingido’ com Santa Catarina ao centro, ladeada por São Sebastião e São Brás (?).
Depois de ter dado conhecimento do achado à Comissão Diocesana de Arte Sacra, o Padre Alfredo Gabriel quer agora encontrar a melhor solução para proceder à conservação e restauro dos frescos.
Por sua vez, Vitor Serrão explica que é importante que “o processo de conservação e restauro que se vai seguir seja desenvolvido com máxima competência, dado o valor absolutamente excepcional desta pintura quinhentista”. Para este especialista “a povoação de Aldeia Nova (Trancoso) passa a figurar, com este notabilíssimo achado, nas rotas do turismo cultural da Beira Alta”. Recorde-se que o concelho de Trancoso conta já com outros frescos relevantes na igreja de Nossa Senhora da Fresta, e na de Aldeia Velha, entre outros.