As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Florista «Pétala da Torre» leva flores aos cemitérios

Dia de Finados

A Florista «Pétala da Torre», localizada na Rua Camilo Castelo Branco, n.º 48, na cidade da Guarda, tem nesta altura do ano muita procura e é muito solicitada por quem vive no estrangeiro e fora da Guarda para levar flores aos cemitérios. “Muitas pessoas telefonam do estrangeiro e nós vamos ao cemitério colocar as flores nas campas dos familiares. Também temos pedidos de pessoas que vivem fora da Guarda, em outros pontos do país. E mesmo residentes na Guarda pedem-nos, [nesta altura do Dia de Finados] para irmos nós ao cemitério colocar as flores”, disse ao Jornal A Guarda Ascensão Cardoso, proprietária da «Pétala da Torre».
De acordo com a empresária, nesta época do ano, as pessoas ainda mantém a tradição de embelezarem com flores as campas dos familiares que já faleceram. “Esta é a época de maior movimento. As pessoas continuam a comprar flores. Compram mais o crisântemo e a rosa. No geral, posso dizer que compram de tudo, mas tradicionalmente o crisântemo é a flor dos Santos, embora haja muita gente que não aprecia essa flor por lhe lembrar exactamente a morte”, referiu. Em relação à procura de flores, Ascensão Cardoso, indicou que existem duas realidades distintas: “Em algumas aldeias as pessoas pedem-nos flores mais baratas porque vão cortá-las para enfeitarem e para fazerem desenhos nas campas e, na cidade, as pessoas optam mais pelos arranjos, mandam fazer aqui os arranjos ou compram as flores e fazem elas os arranjos para as campas”.
Em época de crise económica, a empresária referiu que a mesma é notada, pois os clientes “pedem para fazermos arranjos mais acessíveis, dizendo que estão com algumas dificuldades financeiras, porque estão desempregados ou porque têm alguém em casa que perdeu o emprego”. “As pessoas não deixam de comprar as flores para os cemitérios, mas procuram arranjos mais acessíveis. Por exemplo, pedem-nos arranjos até 15 euros, quando antes da crise faziam-se arranjos de flores a 25 e a 30 euros. Apercebemo-nos que mantemos os nossos clientes dos anos anteriores e que ao nível das encomendas mantem-se mais ou menos o mesmo número, as pessoas é que cortam um bocadinho no valor gasto com a compra de flores”, referiu.
A florista «Pétala da Torre» comercializa arranjos florais e flores acessíveis a todas as bolsas, indicando a sua proprietária que vende vasos de crisântemos a partir de 3,5 euros. Quanto aos dias de maior movimento na loja, Ascensão Cardoso prevê que sejam hoje e  sexta-feira.

Ler também:  No encerramento das funções de Diretor Executivo

Notícias Relacionadas