As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Fazenda da Esperança comemora 4.º aniversário

Maçal do Chão | Celorico da Beira

A primeira casa portuguesa do projecto internacional Fazenda da Esperança, dedicado à recuperação de jovens dependentes de drogas, álcool e outros vícios, abriu as portas no dia 6 de Maio de 2012, na Freguesia de Maçal do Chão, concelho de Celorico da Beira.
A primeira casa de acolhimento Fazenda da Esperança instalada em território nacional está edificada numa quinta com cerca de 7,5 hectares de área. Trata-se de uma residência masculina da comunidade católica que visa a recuperação – através do trabalho, da vida comunitária e da espiritualidade – de jovens a partir dos 18 anos.
Segundo o padre José Manuel Martins, presidente da Associação Fazenda da Esperança em Portugal, a casa, equipada com 5 quartos (com capacidade para acolher 4 pessoas cada), também dispõe de vários espaços comuns e de uma capela.
O 4.º aniversário da instituição vai ser comemorado com um programa a realizar nos dias 7 e 8 de Maio. No sábado, dia 7 de Maio, pelas 21.00 horas, será celebrado o terço e haverá uma procissão pelos caminhos da quinta. No domingo, dia 8 de Maio, realiza-se a Eucaristia, pelas 16.00 horas, seguida de um lanche convívio.
Ao longo do ano, a Fazenda da Esperança realiza outras actividades que estão abertas às pessoas. Podem assistir à celebração da missa às quartas-feiras, às 19.00 horas, e, no primeiro domingo de cada mês, há tempo de adoração (às 16.00 horas) seguido de um lanche convívio. “É uma coisa que faz bem a quem vem e faz também bem aos rapazes”, disse ao Jornal A GUARDA o padre José Manuel Martins. De acordo com o sacerdote, os utentes da Fazenda da Esperança também vão à missa fora da instituição e deslocam-se às Paróquias, quando são convidados, tendo estado em Outubro de 2015 na Guarda, na Covilhã, no Fundão e em Seia. Por outro lado, refere que a instituição, além de ser uma casa de acolhimento, é também um centro de espiritualidade. “Se houver grupos de jovens que queiram passar um sábado em reflexão, também podem passar aqui esse dia”, sublinhou. “Uma das coisas próprias da Fazenda da Esperança e em que D. Manuel Felício (Bispo da Guarda) tem insistido muito, é que para além da recuperação, seja um centro de vida espiritual para a Diocese”. O sacerdote destaca ainda o apoio dos Papas à obra que foi edificada em Maçal do Chão: “O Papa Bento XVI, em 2007, visitou a Fazenda mãe no Brasil e foi a partir daí que se multiplicaram as Fazendas da Esperança. E o Papa Francisco, que já dava apoio enquanto cardeal na Fazenda da Esperança de Buenos Aires, recebeu agora, em Abril, os fundadores. Este apoio é o reconhecimento e a obra da Fazenda da Esperança já é uma Associação de Fiéis de Direito Pontifício”.
O projecto internacional Fazenda da Esperança nasceu há 24 anos e tem mais de 65 centros localizados em países como Brasil, Alemanha, Argentina, México, Paraguai, Rússia, Filipinas e Moçambique.

Ler também:  No encerramento das funções de Diretor Executivo

Notícias Relacionadas