Faleceu José Tomaz Ferreira, teólogo, professor e escritor

Natural da aldeia de Maçainhas,
Belmonte

Faleceu, no dia 30 de Abril, José Tomaz Ferreira, teólogo, professor e escritor, natural de Maçainhas, concelho de Belmonte.
O funeral foi esta quarta-feira, 3 de Maio, na Igreja da freguesia de Igreja Nova – Mafra.
José Tomaz Ferreira era natural da aldeia de Maçainhas, Belmonte. Entrou para o Seminário do Fundão em 1946, tendo frequentou o curso dos seminários diocesanos do Fundão e Guarda. Obedecendo às ordens do bispo D. Domingues da Silva Gonçalves, rumou para Roma onde, na Universidade Gregoriana, se licenciou em Teologia, após o que, com vistas ao Doutoramento, terminou o currículo ad lauream a que acrescentou o Bacharelato em Direito Canónico pela Universidade Lateranense. A par com os deveres do ofício, foi colaborador da revista ”Vida Mundial” e chefe de redacção da revista ”Lumen”. Ocasionalmente, escreveu artigos para a revista ”Brotéria” e jornal ”Expresso”.
Escreveu os livros “A Economia da Salvação – o Homem no Projecto de Deus” e “O Trono e o Altar – em tempo do Estado Novo”.
Sobre o livro “O Trono e o Altar – em tempo do Estado Novo”, publicado pela Veritas – Guarda, Agostinho Homem escreve no prefácio: “Não é uma obra de cariz teológico como o é ‘A Economia da Salvação’, com que Tomaz Ferreira nos brindou muito recentemente. Não deixa, no entanto, o seu autor de encontrar no Evangelho a âncora das proposições por si assumidas nos momentos mais cruciais das últimas décadas”. E acrescenta: “A necessidade de repor a verdade e repudiar as mentiras propaladas a seu respeito por quem tinha o rigoroso, e até evangélico, dever de não as proferir levou a que José Tomaz Ferreira recorresse ao depoimento escrito para que, de uma vez por todas, lhe fosse feita justiça. E fá-lo, não para que os autores das mentiras sejam condenados, mas sim e apenas em defesa do seu bom nome e da sua honra”.

Notícias Relacionadas