Estreia nacional do filme ‘Soldado Nobre’ é esta quinta-feira

Antestreia decorreu no Auditório Municipal do Sabugal

A longa-metragem ‘Soldado Nobre’ do realizador Jorge Vaz Gomes, está, a partir de hoje, 13 de Abril, em exibição no Cinema City Alvalade e na Casa do Cinema de Coimbra. A antestreia do documentário aconteceu no dia 8 de Abril, no Auditório Municipal do Sabugal.
Com raízes em Alfaiates, Jorge Vaz Gomes convida à partilha de uma viagem incessante, inextricável e apaixonante pela procura do seu bisavô, Francisco Nobre, soldado do Corpo Expedicionário Português durante a Primeira Grande Guerra, tendo como cais uma fotografia de grupo do Regimento de Infantaria 12, na qual estão retratados vários soldados de Alfaiates.
“Não temos qualquer dúvida que o público vai identificar-se com este projecto, em especial as pessoas que são descendentes de outros soldados anónimos da grande guerra”, disse Jorge Vaz Gomes ao Jornal A GUARDA. E acrescentou: “É um filme que traz alguma redenção nesse sentido, todas as vidas são importantes de ser lembradas e recordadas. De forma geral achamos que é um filme documentário que pode ser bastante atraente para pessoas que gostem de questões de história, fotografia e passado. Esperamos mais tarde ter também a oportunidade de mostrar o filme na cidade da Guarda, embora de momento ainda não esteja nada agendado”. (ver entrevista, pág. 8).
Vítor Proença, Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, e Bernardino Gata Silva, Presidente da Direcção da ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento, enalteceram o trabalho do realizador, Jorge Vaz Gomes, a importância da sua investigação para a salvaguarda de histórias e memórias, e, por conseguinte, a merecida homenagem aos militares que lutaram nas trincheiras.
O Município do Sabugal é um dos parceiros deste documentário filmado entre 2014 e 2019, por ocasião do centenário da Primeira Guerra Mundial e da participação portuguesa, tendo as filmagens decorrido, maioritariamente, em Alfaiates e arredores, contando com a participação de locais.
Antecipando o Dia do Antigo Combatente, que se assinalou a 9 de Abril, o município do Sabugal procedeu à deposição de uma coroa de flores junto ao monumento em homenagem aos combatentes, no Sabugal.

Notícias Relacionadas