As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Escola do Bonfim deu a Volta a Portugal com a fruta

Alunos do 3º ano ficaram em segundo lugar a nível nacional

Com uma história contada em 25 quadras, os alunos e a professora do 3º ano da Escola do Bonfim, na Guarda, fizeram a “Volta a Portugal em Fruta” e arrecadaram o segundo lugar desta iniciativa do Centro de Frutologia Compal. O projecto “A laranjinha dá a volta a Portugal em bicicleta”, inspirada pela Volta a Portugal em Bicicleta, recebeu a Taça da Fruta de Portugal, no dia 13 de Fevereiro, numa cerimónia que envolveu toda a escola.
A Escola Básica do Bonfim recebeu os representantes do Centro de Frutologia Compal, elementos da Câmara Municipal da Guarda e do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, para uma manhã divertida com muitas actuações dos alunos, sobre a fruta e a importância da mesma na alimentação.
A professora do 3º ano da Escola do Bonfim, Ana Dias, disse ao Jornal A GUARDA que na história “A Laranjinha dá a volta a Portugal em Bicicleta” colaboraram todos os alunos com uma quadra. “A turma tem 25 alunos e cada aluno escreveu uma quadra sobre um fruto e a história é contada através de 25 quadras”, explicou.
Amélia Fernandes, directora do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, elogiou o trabalho dos alunos do 3º ano da Escola do Bonfim.
Lucília Monteiro, vereadora da Câmara Municipal da Guarda e responsável pelo pelouro da educação, agradeceu o empenho de todas as escolas que participaram na “Volta a Portugal em Fruta” e felicitou “os alunos, professores, assistentes e pais que se envolveram neste projecto”.
“Pedalem muito para terem sucesso na vida” foi o desafio lançado aos alunos da Escola do Bonfim.
No concelho da Guarda, aventuraram-se, na Volta a Portugal em Fruta, 401 alunos de sete escolas defendendo a região e as suas frutas. Participaram nesta aventura as escolas do Bonfim, Adães Bermudes, Espírito Santo, Alfarazes, Augusto Gil, Videmonte e Barracão.
O Centro de Frutologia Compal lançou a iniciativa Volta a Portugal em Fruta com o principal objectivo de valorizar as frutas DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) de Portugal e reforçar a importância do consumo de fruta numa alimentação saudável.
A Volta a Portugal em Fruta é uma iniciativa do Centro de Frutologia Compal que distribuiu o Mapa das Frutas de Portugal acompanhado por materiais multimédia lúdico-didácticos às escolas do ensino básico. Este mapa foi desenvolvido em parceria com o Centro de Informação Geoespacial do Exército e com o apoio da Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Regional e da Associação Portuguesa de Nutrição.

Ler também:  No encerramento das funções de Diretor Executivo

Notícias Relacionadas