Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela
“Contribuir para o apoio ao desenvolvimento de práticas de articulação e coordenação que contribuam para melhorar a organização e estruturação da rede de ofertas profissionais na região” foi o principal objectivo da reunião que a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) promoveu, no dia 2 de Maio, na Guarda, com vários parceiros educativos.
Durante o encontro, que esteve focado na Rede de Ensino Profissional, foram definidos quais os cursos profissionais que estarão em vigor no próximo ano lectivo que se inicia em Setembro nos 15 municípios que integram a CIMBSE, os quais incluem as unidades territoriais da Serra da Estrela, Beira Interior Norte e Cova da Beira.
A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela integra, nos últimos, três anos, o grupo de trabalho que apoia a Direcção de Serviços da Região Centro da Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), um serviço de administração directa do Estado, que tem como competências, entre outras, o acompanhamento, coordenação e apoio à organização e funcionamento dos estabelecimentos de educação situados na respectiva circunscrição regional.
A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela é uma associação de âmbito territorial que visa a realização de interesses comuns aos municípios que a integram.
Inclui as unidades territoriais da Serra da Estrela, Beira Interior Norte e Cova da Beira e é composta pelos municípios de Almeida, de Belmonte, de Celorico da Beira, da Covilhã, de Figueira de Castelo Rodrigo, de Fornos de Algodres, do Fundão, da Guarda, de Gouveia, de Manteigas, da Mêda, de Pinhel, do Sabugal, de Seia e de Trancoso.
A CIM-BSE tem como missão potenciar e promover o desenvolvimento da região, optimizando e defendendo os interesses comuns dos municípios associados, por forma a reforçar a identidade conjunta da região.