As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Empresário João Pina ofereceu cadeirões à Unidade de Oncologia do Hospital

Guarda
O empresário João Pina, fundador e presidente do Groupe Pina Jean, com sede em Montesson/Paris, França, ofereceu, na quarta-feira, dia 3 de Setembro, 5 cadeirões à Unidade de Oncologia – Hospital de Dia/Ambulatório do Hospital da Guarda.

Os cadeirões, que representam um investimento de cerca de 4 mil euros, visam melhorar as condições daquele serviço e dar maior conforto aos doentes. “Doei os cadeirões porque os doentes com cancro precisam de conforto e de carinho e os que existiam naquele serviço estavam muito degradados”, justificou o empresário ao Jornal A Guarda. “Neste gesto tive o apoio da minha mulher (Rosa Sanches) que me incentivou, desde a primeira hora, a fazer esta doação”, acrescentou.
O acto de recepção dos equipamentos contou com a participação dos elementos do Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, que gere aquela unidade hospitalar do distrito. O presidente do CA da ULS da Guarda, Vasco Lino, disse na ocasião ao Jornal A Guarda que a atitude do empresário João Pina “nos deixa bastante satisfeitos e reconhecidos”. E acrescentou: “Significa que há pessoas na sociedade civil que, podendo, dão o seu contributo para melhorarmos as condições dos nossos doentes”. Segundo o responsável, a Unidade de Oncologia “necessitava destes cadeirões”. “Infelizmente é uma unidade que recebe doentes particularmente debilitados e estes cadeirões onde fazem os tratamentos são importantes para darem o conforto necessário aos tratamentos a que são sujeitos”, disse.
Vasco Lino adiantou que o gesto do empresário vem permitir melhorar mais rapidamente as condições daquele serviço. “Nós temos ainda muito investimento para fazer em termos de mobiliário e temos vindo a fazer um processo de investimento muito grande e as disponibilidades não existem ao mesmo tempo para tudo”, observou.
O presidente da ULS da Guarda adiantou que o empresário João Pina também já lhe “manifestou disponibilidade para dinamizar um grupo de empresários portugueses em França, para constituir um grupo de beneméritos da ULS da Guarda, aumentando o número e o valor de donativos deste tipo”.
A Unidade de Oncologia, que funciona numa sala do antigo pavilhão do Sanatório Sousa Martins, tem um total de 12 cadeirões. A direcção da ULS vai agora substituir os restantes 7 por equipamentos iguais aos que foram oferecidos pelo empresário benemérito.
O serviço, que funciona aos dias úteis, acolhe diariamente uma média de 20 doentes provenientes de toda a área de influência da ULS da Guarda, que ali fazem os seus tratamentos.
Nos últimos meses, o empresário João Pina também apoiou o Centro Social e Cultural de Valhelhas, o Centro Cultural e Social do Marmeleiro, a Casa de Cristo Rei, da Ruvina (Sabugal) e a Casa de Trabalho Jesus, Maria e José, do Rochoso.
Recorde-se que o empresário João Pina nasceu em 1967, foi registado na freguesia de Trinta, mas viveu sempre nos Meios, freguesia do concelho da Guarda. A aventura de João Pina, em terras de França, começou em 1988, altura em que deixou para trás o trabalho numa fábrica dos Trinta.
Actualmente, o Groupe Pina Jean, a que preside, abrange 2 empresas de transportes, 2 de construção civil, uma de limpeza, uma de electricidade e de canalizações e 3 imobiliárias. Dá trabalho a 60 pessoas, sendo “52 ou 53 portugueses”, da zona Norte (Vila Nova de Gaia, Maia e Porto), Viseu, Guarda, Leiria e Lisboa.

Ler também:  Dulcineia Moura preside à Comissão Eventual de Acompanhamento do PRR e do PT2030

Notícias Relacionadas