Empresário João Pina condecorado com a “Ordem Dom Afonso Henriques”

Solidariedade

O Empresário Guardense João Pina, Presidente da Fundação Nova Era Jean Pina, foi homenageado, no dia 14 de Junho, no Auditório Almeida Santos, edifício novo da Assembleia da República, com a “Ordem Dom Afonso Henriques”, grau ouro, pela Federação Americana de Luso-descendentes.
A condecoração foi justificada pelo relevante apoio que João Pina concedeu a agregados carenciados da comunidade portuguesa na Venezuela no Natal de 2021.
Na cerimónia foram também condecorados dois Ex Secretários de Estado das Comunidades Portuguesas, Luís Carneiro (actual Ministro da Administração Interna) e Berta Nunes (actual Deputada da Assembleia da Républica Portuguesa), dois governantes com quem este benemérito teve a oportunidade de partilhar muitos momentos solidários em Portugal e em França. Homenageada, igualmente, a jornalista da RDPI, Paula Machado Oliveira que tem acompanhado de perto as actividades de João Pina e da Fundação.
Nesta passagem por Portugal, este empresário radicado na zona de Paris também reuniu com a Vereadora da Ação Social do Município de Viseu, Leonor Barata, com o Vice-Provedor, da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, Elídio Cunha, com o Presidente da empresa de transportes de Mangualde “Patinter”, com os Presidentes dos Municípios da Guarda e Fornos de Algodres, a quem foram apresentadas as múltiplas atividades que irão decorrer até final do ano. Destaque para a realização de mais uma Ceia Solidária, que irá reunir delegações e associações de cariz social de âmbito nacional e Associações de beneficência sediadas França. Este evento irá decorrer nas Instalações do NERGA, um parceiro que João Pina considera de extrema relevância, já que a Direção desta Associação Empresarial da Região da Guarda manifestou a sua total colaboração cedendo, de forma gratuita, as suas instalações para a realização desta iniciativa.
João Pina considera que foram “três dias muito importantes e intensos, onde a divulgação da Fundação e as parcerias estabelecidas lhe trouxeram muitos motivos para acreditar num ano ímpar para a história desta Fundação, constituída em 2019”.

Notícias Relacionadas