Realizou-se no passado dia 15 de Abril de 2023 um convívio de amizade entre antigos utentes que frequentaram a Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca, mais conhecido por Colégio do Outeiro de S. Miguel, durante a década de 60 do século passado.
Este convívio foi possível por iniciativa de António José Amarelo Fernandes e esposa, tendo-se realizado na sua propriedade, sita na Quinta de Gonçalo Martins.
Esta iniciativa serviu para se reverem antigos amigos que já se não viam desde 1967.
Estava um dia maravilhoso e os participantes começaram a chegar cerca das 11.30 horas tendo estado presentes 15 antigos companheiros, e mais 3 senhoras que eram esposas de três deles.
Antes de ser servido um opíparo almoço, que se prolongou ao longo da tarde, respeitou-se um minuto de silêncio por todos os companheiros que já deixaram este mundo, concluído com uma salva de palmas à memória de todos eles.
Houve música portuguesa, de vários géneros, com acompanhamento à viola pelo Mário Pinto e com vozes timbradas de alguns dos elementos, nomeadamente do anfitrião Amarelo Fernandes, do Zé Filipe Gonçalves e do tocador de viola já referido.
A meio da tarde houve oportunidade de recordar os jogos de futebol realizados no Outeiro de S. Miguel. Improvisada uma baliza num magnifico relvado existente no local foram vários ex-praticantes que testaram os reflexos de um dos guarda-redes do Outeiro, que na época ficou apelidado de Yashine, por ser natural de Macau, mas filho de pais naturais da Beira Baixa.
Seguiu-se depois o lanche/jantar e no final foi feita a foto de grupo que se junta. Nela não se encontram três dos elementos presentes devido ao facto de residirem a grande distância e terem de se ausentar mais cedo.
Neste convívio foi sugerido que se começasse a preparar um outro convívio, ainda no presente ano de 2023, de preferência a um sábado, no mês de Julho, mas nas próprias instalações do Colégio. Encarregaram-se de tomar esta responsabilidade de poderem concretizar o possível “Encontro” o António Miguel Alexandre e o José Santos Baptista a fim de contatarem os responsáveis do Colégio de modo a obterem permissão para se concretizar esta iniciativa. Caso seja obtida autorização dar-se-á conhecimento ao maior número possível de antigos colegas a fim de poderem estar também presentes.
Esta iniciativa vai ao encontro das sugestões apresentadas pela Comissão Organizadora do Centenário da Liga dos Servos de Jesus como proposta “à Igreja e à sociedade o carisma da Liga dos Servos de Jesus” na medida em que todos os participantes neste convívio aqui noticiado tiveram uma vivência real, uma presença efetiva de anos, no seio das pessoas que à época faziam parte desta Liga, inclusivamente gozaram do privilégio de conhecerem pessoalmente o Fundador da Liga que foi o Senhor D. João de Oliveira Matos.
Aguardam estes antigos utentes que lhes seja possibilitada a concretização deste desejo, porque inclusivamente poderão tornar-se úteis na “sensibilização das comunidades cristãs dos respetivos arciprestados sobre o carisma” até pelas suas experiências de vida não só pessoais, como também ao nível religioso, social e cultural.
José dos Santos Baptista