Iniciativa da Cáritas
A Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” é uma proposta da Cáritas para cada pessoa, para cada família. E o desafio é simples, na noite de Natal acender uma vela e ao faze-lo, assumir o compromisso interior de viver a paz. A paz entre irmãos, vizinhos, colegas de trabalho. Viver a paz e ser sinal de paz para o mundo é esta a Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz. Que cada um possa viver este Natal como sinal de esperança, como luz para o mundo!
Esta operação teve a sua origem em Annecy (França) em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha alastrou-se a toda a França e passou a desenrolar-se no período do Natal. É no ano de 2002 que a iniciativa inicia o seu percurso pelo mundo.
A Cáritas Portuguesa, em parceria com todas as Cáritas Diocesanas de Portugal Continental, Madeira e Açores, organiza a Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” propondo também à sociedade uma vivência cristã da celebração do Natal
Assim, a Cáritas, desafia também cada português a adquirir uma vela e a acendê-la em nome da paz que nos foi trazida nesta noite de Natal. Em manifestações públicas, em cada uma das Dioceses de Portugal, ou também por iniciativa de cada pessoa ou família, que esta vela simbolize a adesão de toda a população portuguesa à causa da Paz. As verbas que resultam desta campanha, revertem em 65% reverterão para as Cáritas Diocesanas, que a aplicarão em projectos destinados a apoiar as famílias portuguesas em situação de carência. Os restantes 35% serão entregues pela Cáritas Portuguesa a um projecto internacional.
Na Guarda, as velas estão à venda na Cáritas Diocesana e na Casa Veritas.