Iniciativa vai até ao dia de Natal
Sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e reforçar a acção da Cáritas a de apoio nacional e internacional, são os objectivos da iniciativa “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”.
As verbas angariadas ajudam a materializar as acções de dimensão social, da rede nacional Cáritas (65%), que são um contributo colectivo para um mundo melhor, mas também a colaborar com os países lusófonos (35%) através do Fundo Lusófono Laudato Si: apoio a microprojectos, sob o chapéu da Ecologia Integral, com o acompanhamento da Cáritas local. Desta forma é possível financiar e responder a necessidades de impacto local e alavancar comunidades na sua resiliência diária.
Sobre esta campanha, o Bispo da Guarda refere que “temos diante de nós, até à Noite de Natal, a campanha 10 Milhões de Estrelas, na qual encontramos uma forma de dar corpo à preocupação com os mais pobres”. E explica que através da aquisição de uma das velas que simbolizam os dez milhões de estrelas, “nós estamos a viver a solidariedade com pessoas concretas, que vão beneficiar deste gesto e que precisam dele”. D. Manuel Felício exemplifica: “Umas vivem dentro do nosso país e não têm habitação condigna; outras, em países estrangeiros de expressão portuguesa e são incentivadas a desenvolver projectos de desenvolvimento ecologicamente sustentáveis”.
O bispo da Guarda dá conta que “esta campanha vai até à Noite de Natal”, e deixa o desejo de ver em “cada uma das janelas das nossas casas uma destas velas acesa”. D. Manuel Felício considera que “desta forma, chama-se a atenção para o núcleo da Mensagem Natalícia, a qual nos aponta caminhos de reconciliação, de justiça e de solidariedade, sempre, no horizonte, com a meta da paz, que os anjos anunciaram ao mundo, através dos pastores, que, de imediato e apressadamente, se dirigiram para a gruta de Belém”.
A Cáritas propõe a todos os portugueses uma adesão simbólica aos valores da paz, associados à vivência do Natal, pela aquisição de uma “vela estrela” de cor branca ou vermelha, no valor de 2 euros. Na Guarda, as velas estão à venda na Casa VERITAS.
A iniciativa “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” nasceu em França, primeiro numa única diocese, em 1984, e rapidamente se espalhou por vários países do mundo.