Caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos” juntaram cerca de 15 mil participantes

Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro

As caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos”, organizadas pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, juntaram cerca de 15 mil participantes em Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu.
Integradas no “Outubro Rosa” – mês de prevenção do cancro da mama, as caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos” são conhecidas por congregar milhares de pessoas, no mesmo dia e à mesma hora numa acção solidária e de sensibilização para a prevenção do cancro da mama. Este ano, a adesão verificada superou a de anos anteriores, acolhendo, na sua 13.ª edição, as cerca de 15 mil pessoas distribuídas pelas sete cidades da região Centro onde existem extensões de funcionamento do “Movimento Vencer e Viver”, movimento de entreajuda que visa o apoio à mulher desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama.
No sábado, 14 de Outubro, o rosa foi o “tom” de alerta para a importância da prevenção do cancro da mama nos sete locais previamente definidos: Praça da República (Coimbra), Mercado D. Manuel Firmino (Aveiro), Centro Cívico (Castelo Branco), Jardim do Lago (Covilhã), Alameda de Santo André (Guarda), Jardim Luís de Camões (Leiria) e Largo do Rossio (Viseu). Na Guarda, a caminhada percorreu as ruas do centro da cidade, entre a Alameda de santo André e a Praça Velha, juntando largas centenas de pessoas.
De acordo com os últimos dados conhecidos (2020), estima-se que, em Portugal, 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1800 tenham morrido com esta doença.

Notícias Relacionadas