Câmara da Guarda vai apoiar a Associação ‘Rugas de Sorrisos’ com 5 mil euros

Proposta foi aprovada por unanimidade

A Associação Social ‘Rugas de Sorrisos’ vai receber um apoio de 5 mil euros, da Câmara da Guarda, como forma de ajuda ao trabalho que está a desenvolver junto de alguns idosos do concelho da Guarda, nomeadamente nas localidades de Guarda, Fernão Joanes, São Pedro – Jarmelo e Monte Carreto – Vila Fernando.
A proposta, apresentada pelo executivo presidido por Sérgio Costa, foi aprovada, por unanimidade, na última reunião da Câmara Municipal da Guarda, esta segunda-feira, 22 de Agosto.
O Vereador do PSD, Vitor Amaral, considerou o projecto ‘Rugas de Sorrisos “importante no envelhecimento activo” e Luís Couto, vereador do PS, achou por bem “dar uma oportunidade à Associação”.
O projecto Rugas de Sorrisos surgiu há 8 anos com o objectivo de prestar apoio à população mais idosa do concelho de Trancoso e da Guarda. Numa fase embrionária, o projecto foi apoiado e implementado pela União de Freguesias de Trancoso (São Pedro e Santa Maria) e Souto Maior, durante o período de 1 ano.
Com a implementação do projecto experiencial denominado por “Tempo do Idoso” e a larga equipa de voluntários que detinha na altura, a iniciativa depressa fez sucesso, demonstrando assim o seu impacto positivo. Beneficiaram do programa, durante esse período, 34 pessoas do concelho de Trancoso, todos eles em situações de isolamento social.
O projecto Rugas de Sorrisos surgiu para facilitar o dia-a-dia dos idosos e das famílias que deles cuidam, reunindo um conjunto de serviços e respostas variadas, que se adaptam às necessidades de cada caso individualmente.
Sendo a Guarda um dos distritos, a nível nacional, com a maior taxa de população idosa a viver isolada e em situação de vulnerabilidade (dados Censos/Sénior), este projecto quer contribuir para a melhoria de respostas destinadas a este público e promover novas abordagens que permitam, nomeadamente, retardar a sua institucionalização.
Helena Saraiva, responsável pelo projecto ‘Rugas de Sorriso’, adianta que o trabalho desta associação distingue-se de outras respostas existentes na Guarda: Pela abordagem de grande proximidade; Pela personalização dos serviços; Pela abrangência das soluções, que cobrem as várias vertentes do bem-estar.
Actualmente, o Rugas de Sorrisos tem presença nos concelhos de Trancoso, Guarda e Mêda, onde apoia 37 pessoas e pretende estender a acção aos concelhos de Pinhel e Sabugal.
A Associação Rugas de Sorrisos tem sede em Trancoso mas, em breve, deverá mudar para a Guarda.

Notícias Relacionadas