Solidariedade
Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram mais de 1700 toneladas de géneros alimentares, numa campanha que decorreu em 2 mil superfícies comerciais de 21 regiões de Portugal, nos dias 6 e 7 de Maio.
Na região da Cova da Beira, o Banco Alimentar recolheu 29046 quilos de alimentos.
O Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira considerou que foi “um resultado fantástico para a nossa região”, possível “com o empenho e dedicação de todos os voluntários”. E conclui: “Estamos todos convocados para a campanha de Natal, a realizar nos dias 25 e 26 de Novembro”.
Em comunicado a organização destaca a “solidariedade dos portugueses, que apesar do contexto inflacionista e das dificuldades que afectam muitas famílias aderiram à proposta dos Bancos Alimentares”.
Até 14 de Maio, decorre a Campanha ‘Ajuda Vale’ e a campanha online, em www.alimentestaideia.pt, que “vêm adquirindo um peso crescente nas contribuições dos particulares”.
“Neste primeiro balanço no final de mais uma Campanha, a nossa palavra é de gratidão a todos quantos aceitaram o convite do Banco Alimentar da sua região e doaram tempo, sendo voluntários, ou alimentos, partilhando o que compraram para as suas casas, para as suas mesas. Foi renovada assim esta rede social real, numa uma festa da partilha e da solidariedade, não obstante a situação que afecta tantas famílias”, referiu a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, Isabel Jonet.
Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos, a partir da próxima semana, a 2600 Instituições de Solidariedade Social, que os entregam a cerca de 400 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas.
Em 2022, os 21 Bancos Alimentares Contra a Fome operacionais distribuíram um total de 28,9 mil toneladas de alimentos (equivalentes a um valor global estimado superior a 44,2 milhões de euros).