O Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira vai realizar a Campanha de Natal de Recolha de Alimentos, que terá lugar nos principais hipermercados da Beira Interior no próximo fim de semana, dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro de 2024.
Em comunicado este organismo refere que “a pobreza na Beira Interior é uma realidade em crescimento”. E acrescenta: “Esta pobreza é acompanhada por uma carência alimentar alarmante, contra a qual o Banco Alimentar pretende lutar”.
O Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira assume-se como a instituição de referência no combate à fome na região, e recebe diariamente pedidos de ajuda de pessoas que não conseguem suprir as necessidades alimentares.
Face ao número crescente de situações de carência, o Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira explica que “não consegue atender a todos os pedidos de auxílio, pois não tem alimentos suficientes”.
Apesar de, a cada mês distribuir uma média de 6 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 3500 pessoas necessitadas, as necessidades ultrapassam a oferta disponível e, por isso “há muitos pedidos que ficam sem ajuda”.
Para ampliar o alcance da sua assistência, o Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira apela à generosidade da comunidade para que contribua significativamente durante esta campanha de recolha de alimentos.
A participação e doação de alimentos pode ser feia através da Campanha Saco (consiste no pedido de alimentos à porta dos hipermercados nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro de 2024), a Campanha Vale (de 28 de Novembro a 8 de Dezembro, adquirindo vales disponíveis nas caixas dos supermercados, que serão convertidos em alimentos e enviados ao Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira) e a Campanha Online (de 28 de Novembro a 8 de Dezembro, através do site https://www.alimentestaideia.pt/, permitindo doações de alimentos de qualquer lugar, inclusive de fora de Portugal).
O Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira explica que “o trabalho dos Bancos Alimentares é muitas vezes silencioso e invisível para aqueles que não necessitam de ajuda. Por isso, é essencial a divulgação da campanha e o incentivo à contribuição, quer através da doação de alimentos não perecíveis, quer através do voluntariado”.
Para garantir o sucesso desta campanha, o Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira pede à população da Beira Interior para que mostre a sua solidariedade na luta contra a fome. E explica: “A sua participação e ajuda são fundamentais para que possamos continuar a apoiar aqueles que mais precisam”.