As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Associação de Vila Nova de Tazem recolhe fundos para Residência de Acolhimento de Crianças e Jovens

A Reencontro – Associação Social, Educativa e Cultural de Vila Nova de Tazem,

no concelho de Gouveia, está a desenvolver um projecto que visa a reabilitação das ex-escolas primárias de Vila Nova de Tazem a Residência de Acolhimento de Crianças e Jovens vítimas de negligência e violência física e psicológica por parte dos seus cuidadores.
De acordo com a direcção da Reencontro, o projecto irá “possibilitar o acolhimento de 24 crianças e jovens de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 0 e os 18 anos de idade”. “As crianças e jovens que irão residir neste espaço irão frequentar os estabelecimentos de ensino e de educação do nosso concelho”, acrescenta.
A Residência de Acolhimento de Crianças e Jovens também irá permitir a criação de postos de trabalho em Vila Nova de Tazem. “Numa zona que tem sofrido o impacto da desertificação e da emigração é urgente criar respostas de trabalho para quem quer ficar”, é referido. Por outro lado, a Associação sublinha, na nota enviada ao Jornal A GUARDA, que pretende reabilitar um edifício emblemático para aquela Freguesia do concelho de Gouveia. “As ex-escolas primárias de Vila Nova de Tazem foram, durante muitos anos, um local onde muitas crianças e jovens aprenderam a ler, contar e a brincar. Este edifício tem encerrado em si muita da história de cada um dos Vilanovenses que por lá estudaram. Agora é tempo de lhe dar um novo uso mas sempre ao serviço das crianças e dos jovens que poderão, também eles, reaprender a ser felizes neste espaço”, justifica.
No entanto, para que a direcção da Reencontro – Associação Social, Educativa e Cultural de Vila Nova de Tazem possa concretizar o projecto precisa do apoio de todos. O apoio pode concretizar-se de diversas maneiras: sendo sócio da Reencontro; adquirindo o vinho Reencontro solidário; apoiando com donativos (em géneros ou monetários através de transferência para o IBAN – PT 50 0010 0000 4556 3140 0016). “Contamos consigo nesta causa que nos deve unir a todos na defesa do superior interesse da criança e do jovem”, refere a dirigente Laura Pinto da Costa.

Ler também:  No encerramento das funções de Diretor Executivo

Notícias Relacionadas