Dia Nacional do Dador é comemorado a 27 de Março
A Associação de Dadores de Sangue da Guarda tem actualmente cerca de dois mil dadores na Guarda e no Sabugal, disse ao Jornal A Guarda a presidente da direcção, Amélia Manso. A propósito da passagem de mais um Dia Nacional do Dador, que é assinalado amanhã, dia 27 de Março, Amélia Manso referiu que o número de dadores “tem-se mantido, mesmo com a redução do número de brigadas imposto pelo Centro Regional de Sangue de Coimbra”. “Houve necessidade de juntar brigadas com menos presenças para redução de custos. A título de curiosidade. Cada brigada tem no mínimo dois enfermeiros, um médico, um administrativo, um auxiliar e um motorista. Acresce ainda, todo o material e logística necessária”, explicou.
Amélia Manso referiu que o resultado das brigadas da Associação de Dadores da Guarda “ainda não é suficiente para as necessidades do nosso Hospital. Trabalhamos nesse sentido, promovendo e divulgando a Dádiva de Sangue nas escolas onde estão os futuros dadores com palestras, visitas ao Centro Regional de Sangue de Coimbra, desdobráveis …”. De acordo com a responsável, podem dar sangue todos os indivíduos dos 18 aos 65 anos, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg. Para darem sangue “devem dirigir-se a uma das brigadas, preencher o questionário de forma absolutamente sincera para bem do dador e do doente. Lembro que a saúde do doente começa com a consciência do Dador”.
Em relação às vantagens que têm os dadores de sangue a presidente da Associação da Guarda referiu: “Isenção do pagamento de taxas moderadoras para os Dadores Benévolos de Sangue, nas prestações em cuidados de saúde primários (Centros de Saúde). Aquando da dádiva, são realizadas análises minuciosas em que o dador tem o feedback dos resultados. Caso haja necessidade de encaminhar o Dador é o próprio Centro que o fará. Todos os Dadores que se dirigirem às brigadas realizadas no Hospital da Guarda irão ter brevemente estacionamento gratuito no parque”.
Amélia Manso referiu ainda ao Jornal A Guarda que a comemoração do Dia Nacional do Dador “está na lista dos mais importantes”. “Hoje em dia, há dias dedicados a isto e àquilo, com importâncias relativas claro. Atrevo-me a dizer que o Dia Nacional do Dador de Sangue está na lista dos mais importantes. Trata-se de um gesto altruísta em que o objectivo é Salvar Vidas. Comemorar este Dia é o reconhecimento oficial deste acto singular”, justificou. A dirigente lembra também que “só há sangue nos Hospitais porque alguém dá um pouco de si para salvar vidas”. “Tenha a sensação única de salvar alguém. Dê Sangue!”, apela.
Para o ano de 2015 a Associação de Dadores de Sangue da Guarda tem agendadas as seguintes colheitas de sangue: 20 de Abril, 18 de Maio, 15 de Junho, 20 de Julho, 17 de Agosto, 21 de Setembro, 19 de Outubro, 16 de Novembro e 21 de Dezembro (no Hospital da Guarda), dia 23 de Setembro (no Instituto Politécnico da Guarda), dia 30 de Setembro (no Centro de Emprego da Guarda), dias 23 de Abril e 8 de Outubro (na Coficab), dias 30 de Agosto e 20 de Dezembro (no Sabugal), dias 30 Agosto e 27 de Dezembro (em São Miguel – Guarda).