A Associação dos antigos alunos dos Seminários do Fundão e Guarda
Juntar os antigos alunos uma vez por mês, todas as primeiras terças-feiras, no Seminário do Fundão, é o desafio Associação dos antigos alunos dos Seminários do Fundão e Guarda a todos os que frequentaram estes estabelecimentos de ensino da Diocese da Guarda.
“Ir ao Seminário do Fundão é sempre motivo de encanto e alegria”, refere a mensagem que o presidente da Associação, Jorge Simão, enviou a todos os sócios. E acrescenta: “Vamos ao encontro das asas da nossa juventude onde, até as tesouras afiadas daquele tempo nos motivaram em sublimes voos”.
A missiva dá conta de apesar de muitos antigos alunos viverem perto do Fundão “nunca mais visitaram o Seminário”. Para colmatar esta falha a direcção da Associação dos antigos alunos dos Seminários do Fundão e Guarda “continua ao inteiro dispor e empenhada em tornar aprazível” a visita de todos os antigos alunos que estejam interessados.
“Um simples telefonema abre as portas do edifício a todos os Antigos Alunos e a quem quiserem trazer por companhia”, refere Jorge Simão. E acrescenta: “ Será sempre um orgulho receber todos quantos quiserem visitar o espaço do Seminário reservado para a Diocese e do qual a nossa associação é zeladora”.
Na primeira terça-feira de cada mês, a partir das 15.00 horas, haverá sempre alguém da Associação dos antigos alunos dos Seminários do Fundão e Guarda para acolher todos os que quiserem visitar o edifício do antigo Seminário do Fundão. O programa inclui a visita ao espaço, um brinde ao encontro e a celebração da Missa na Capela, às 19.00 horas. A visita pode ser complementada com jantar, num restaurante do Fundão.
Recorde-se que o Seminário do Fundão recebeu alunos até 2014 e, a partir dessa data, o Seminário Menor passou a funcionar “no espaço físico do Seminário da Guarda”, recebendo candidatos a partir do 10º ano. Actualmente, parte do edifício está a ser utilizada pela câmara municipal do Fundão.