Distinguidos com 2 medalhas de platina e 9 medalhas de ouro
Os vinhos do concelho de Gouveia voltaram a destacar-se no concurso “Os Melhores Vinhos do Dão”, somando 2 medalhas de platina e 9 medalhas de ouro. Os premiados foram conhecidos no dia 7 de Julho, na Gala realizada no Parque Urbano de Tondela, e destacaram-se de um conjunto de 170 amostras de 37 produtores a concurso, nas categorias de vinhos brancos de lote, vinhos tintos de lote, vinhos varietais e espumantes.
Na 14.ª edição do Concurso Os Melhores Vinhos do Dão que tem como principal objectivo distinguir a excelência produzida na região, os vinhos da sub-região da Serra da Estrela, e concretamente os produzidos no concelho de Gouveia, foram eleitos, pelo júri, como Os Melhores do Dão.
Foram distinguidos com medalha de platina, na categoria III – Vinhos Rosados, o “Casa da Passarella O Fugitivo Rosado 2022”, d’O Abrigo da Passarella e, na categoria IV – Vinhos Varietais, o “Villa Oliveira Touriga Nacional 2018”, também, d’O Abrigo da Passarella.
As medalhas de ouro foram atribuídas aos vinhos da “Quinta da Lomba Garrafeira Branco 2016”, na Categoria I – Vinhos Brancos e “Quinta da Lomba Garrafeira Tinto 2016”, na Categoria II, Vinhos Tintos de Lote, ambos da Niepoort Vinhos, S.A.
Na Categoria II, receberam ouro os vinhos: “Casa Américo 625 mts Tinto 2019”, da Seacampo, o “Quinta da Ponte Pedrinha Vinhas Velhas Tinto 2018”, de Maria de Lourdes Mendes Oliva N. Alb. Osório e o “Casa da Passarella A Descoberta Tinto 2020”, d’ O Abrigo da Passarella.
Na categoria IV – Vinhos Varietais, distinguiram-se os vinhos: “Villa Oliveira Encruzado 2020, d’O Abrigo da Passarella; “Casa Américo Reserva Encruzado 2021”, da Seacampo e o “Casa Américo Touriga Nacional 2016, também, da Seacampo.
O espumante de ouro, pertence ao Abrigo da Passarella, com o “Casa da Passarella O Fugitivo Espumante Rosado 2016”.
Os vinhos do Concelho de Gouveia têm tido cada vez mais visibilidade no panorama vitivinícola mundial, merecendo reconhecimento e realce em vários concursos nacionais e internacionais, pela qualidade, carácter, equilíbrio e elegância, que derivam essencialmente do terroir único e especial desta região da Serra da Estrela.