Vila Nova de Foz Côa
O Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa, apresenta, até ao dia 28 de Setembro, uma exposição com trabalhos representativos da actividade da Gravura – Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses. A mostra é organizada em colaboração com a Fundação CGD – Culturgest e o Museu do Neo-Realismo.
A exposição apresenta um conjunto de 60 gravuras que incluem obras dos mais relevantes artistas portugueses da segunda metade do século XX, fazendo assim um percurso pelas várias tipologias, estratégias e metamorfoses do uso da gravura e pela história da arte contemporânea nacional.
Fundada em 1956, a Gravura correspondeu à ambição de democratização das práticas artísticas através da difusão de obras gravadas, simbolicamente a simbiose entre a artesania da prática artística e a produção de múltiplos que transportassem a arte para públicos mais amplos. Inicialmente muito ligada ao movimento neo-realista, a Gravura cruzou o seu caminho com a Seara Nova, mas também com os experimentalismos da década de 1970, mantendo uma intensa actividade de produção, formação e exposição.