Trancoso
O Ministério da Cultura atribuiu a verba de 890 mil euros, através do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, para intervenções no castelo e na muralha de Trancoso.
O pedido tinha sido feito, no final de 2020, pela Câmara Municipal de Trancoso e enviado à Direcção Regional de Cultura do Centro, alertando para alguns problemas na estrutura do castelo e das muralhas, que são monumentos nacionais desde 1921.
A intervenção a realizar pretende resolver os problemas de conservação, de restauro e de consolidação do castelo e das muralhas de Trancoso. Dos trabalhos também faz parte um plano de manutenção de limpeza de alguns elementos vegetais existentes nas fendas das muralhas e do castelo.
O Ministério da Cultura anunciou que a reprogramação do PRR para o Património Cultural prevê mais 40 milhões de euros de investimento e intervenções em 29 monumentos, sítios arqueológicos e museus.
De acordo com o Ministério da Cultura os 40 milhões de euros que resultam da reprogramação juntam-se aos 150 milhões inicialmente previstos para a reabilitação do património cultural e as novas 29 intervenções somam-se às 49 já programadas.
Neste conjunto de novos investimentos para a Região Centro, na região da Guarda destacam-se a resolução dos problemas críticos das Muralhas de Castelo Mendo (Almeida), do Castelo e Muralhas de Trancoso e das Muralhas de Pinhel.