Feriado Municipal assinala 637 anos da Batalha de Trancoso

> Região > Trancoso > Feriado Municipal assinala 637 anos da Batalha de Trancoso
Jornal A Guarda

Trancoso

 

O Feriado Municipal de Trancoso que este ano assinala 637 anos da Batalha de Trancoso vai ser comemorado com diversas iniciativas, entre 27 e 29 de Maio.
O programa começa na sexta-feira, 27 de Maio, às 11.00 horas, com a inauguração da exposição sobre a Batalha de Trancoso, no Agrupamento de Escola de Trancoso. Às 21.30 horas terá lugar o concerto de Gerando Rodrigues “Estado de Alma”, no Convento de São Francisco.
As actividades prosseguem no sábado, 28 de Maio, com o espectáculo de teatro “AoMar”, no Convento de São Francisco.
No dia 29 de Maio, Domingo, o programa começa às 9.30 horas, com o Hastear da Bandeira, nos paços do Concelho, onde também terá lugar a recepção às entidades oficiais. Segue-se, às 11.00 horas, a homenagem aos funcionários da Câmara Municipal de Trancoso, aposentados entre Maio de 2021 e Maio de 2022, no Salão Nobre da Câmara Municipal. O programa continua com a contextualização espaço temporal da Batalha de Trancoso e visita ao Espaço do Exército, na praça D. Dinis.
O Cortejo Cívico ao Planalto de São Marcos está marcado para as 15.00 horas, altura em que também começa a X Caminhada Solidária da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A partir das 15.30 horas tem lugar a homenagem aos Combatentes da Batalha de Trancoso em 1385, com a presença do Exército Português. A sessão evocativa da Batalha de Trancoso será às 16.00 horas, no Planalto de São Marcos. Uma hora mais tarde acontece a recriação da Batalha de Trancoso. O programa das comemorações termina com a distribuição de pão e laranjas e um arraial popular.
O campo Militar da Batalha de Trancoso está situado a 2 km do Centro Histórico, junto à ermida de São Marcos, corresponde ao espaço onde, a 29 de Maio de 1385, teve lugar a Batalha de Trancoso. Este confronto, que culminou com a vitória do exército liderado por Gonçalo Vasques Coutinho, alcaide de Trancoso, sobre o poderoso exército castelhano, constitui um dos episódios mais gloriosos e marcantes da História de Portugal, não só pela vitória alcançada, mas também pelo significado militar, político e simbólico que a mesma adquiriu no contexto da afirmação da Independência do Reino.
O Feriado Municipal de Trancoso, que é assinalado a 29 de Maio, recorda a vitória das forças Portuguesas sobre as Castelhanas.

Últimas notícias

24 de Maio, 2024
A imprensa regional é parceira e peça chave do desenvolvimento local
24 de Maio, 2024
Jornadas Diocesanas da Pastoral Social dedicadas à sustentabilidade das instituições
23 de Maio, 2024
Figueira de Castelo Rodrigo – Encontro de Professores Aposentados do Distrito da Guarda
23 de Maio, 2024
Seia – Jornadas de Museologia nas Misericórdias
23 de Maio, 2024
Manteigas – Luís Tavares e Emília Barbeira vencem Prémio Dr. João Isabel

Notícias Relacionadas