Feira da Castanha e Paladares de Outono vai premiar melhor castanha e doçaria de castanha

Trancoso

A Feira da Castanha e Paladares de Outono vai decorrer de 3 a 5 de Novembro, em Trancoso, no Pavilhão Multiusos. A iniciativa conta com vários produtores de castanha do concelho e inclui concursos dedicados à Melhor Castanha de Trancoso 2023 e Doçaria de Castanha.
O Concurso da Castanha de Trancoso tem por objectivo a valorização das variedades que integram a Denominação de Origem Protegida “Soutos da Lapa”, com as variedades Longal e Martaínha. O concurso realiza-se no dia 3 de Novembro, no Posto de Turismo de Trancoso. A admissão da castanha para concurso decorre até às 10.30 horas do dia 3 de Novembro, no Posto de Turismo. De acordo com o regulamento”na classificação serão analisados os seguintes parâmetros: condições de higiene e sanidade, homogeneidade, número de castanhas por kg, tabiques, brilho, cor e penetração da camisa”.
Para participar no concurso de Doçaria de Castanha é necessária a apresentação de um doce de castanha (pudim, tarte, bolinhos, compotas), com a entrega da respectiva receita. A entrega do doce a concurso tem de ser feita até às 12.00 horas do dia 4 de Outubro, no Secretariado da Feira. Os doces são classificados de acordo com duas categorias: bolos de fatia, bolachas, tartes, tortas e queques; e compotas e geleias.
Do programa destaca-se uma caminhada e um passeio BTT pela Rota dos Castanheiros, um passeio micológico, jornadas técnicas sobre o castanheiro, um magusto popular e uma montaria ao javali.
A Feira terá ainda vários momentos de animação e espectáculos musicais. Para sexta-feira, dia 3, está previsto um concerto pela banda “4MENS” e no dia seguinte, sábado, sobe ao palco o artista Emanuel.
O evento é promovido pela Câmara Municipal de Trancoso que pretende valorizar e divulgar os produtos endógenos com destaque para a castanha.

Notícias Relacionadas