Trancoso
A cidade de Trancoso vai acolher, entre os dias 15 e 24 de Agosto, mais uma edição da Feira de São Bartolomeu, organizada pela AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira e pela Câmara Municipal. O certame, cujo programa foi apresentado em conferência de imprensa na passada sexta-feira, dia 1 de Agosto, inclui espectáculos e diversões, actividades económicas, maquinaria agrícola, exposição automóvel, artesanato, restaurantes e tasquinhas.
Do cartaz musical da Feira de São Bartolomeu constam espectáculos com Toca a Rufar | Sete Saias (dia 15 de Agosto, pelas 22.30 horas); Rute Marlene (dia 16, às 22.30 horas), Tributo aos ABBA (dia 17, às 22.30 horas), Contra Peso (dia 18, às 22.30 horas), Augusto Canário (dia 19, às 22.30 horas), Banda Red (dia 20, às 22.30 horas), Stereo ATTIC (dia 21, às 22.30 horas), Blind Zero (dia 22, às 22.30 horas) e José Malhoa (dia 23, às 22.30 horas). No último dia do certame, 24 de Agosto, pelas 16.00 horas, realiza-se um Festival de Folclore. O programa também inclui, no dia 15, entre as 14.00 e as 20.00 horas, a transmissão em directo do programa da TVI “Somos Portugal”. Durante os vários dias do evento também funcionará uma tenda electrónica com DJ´s, até às 03.30 horas.
A Feira de São Bartolomeu vai contar com cerca de 140 expositores, distribuídos por perto de 200 stands, de acordo com António Oliveira, presidente da AENEBEIRA. Segundo o responsável, este ano, tal como nos dois anteriores, desde que o certame deixou de ser apoiado por fundos comunitários, aquela associação e a Câmara Municipal de Trancoso dividem tarefas e despesas. Assim, este ano, a parte da feira (expositores, artesanato, maquinaria agrícola e diversões) ficou por conta da AENEBEIRA, enquanto que a autarquia de Trancoso assume os custos com os espectáculos musicais, a segurança e a vigilância do recinto. António Oliveira adiantou que a AENEBEIRA dispõe de um orçamento de cerca de 52 mil euros, para dar continuidade a um projecto de parceria com a autarquia local que começou há 22 anos.
Já a Câmara Municipal de Trancoso irá gastar 100 mil euros com o certame que atrai anualmente milhares de visitantes até ao concelho. O vereador João Paulo Matias referiu na apresentação do programa que a edição deste ano tem duas novidades: a colocação de uma vedação em rede, que dará a possibilidade de o público ver o que se passa no recinto, e uma tenda com DJ´s, que irá funcionar após os espectáculos musicais. O autarca indicou ainda que a bilheteira da Feira de São Bartolomeu funcionará nos dias 16, 19, 22 e 23, com o bilhete de acesso aos espectáculos a custar 2,5 euros. João Paulo Matias reconheceu que o cartaz do evento anual “irá atrair muita gente” até à Feira de Trancoso, que considerou, a nível distrital, como sendo aquela que tem “mais tradição”.
Por sua vez o presidente da Câmara Municipal, Amílcar Salvador, depois de dar conta do vasto património histórico e cultural existente no seu concelho, referiu que Trancoso é, “acima de tudo, uma terra de feiras e de mercados de grande tradição e de muitos anos”. O autarca disse que a organização pretende que a edição deste ano “seja também um grande sucesso”, daí que, apesar das dificuldades económicas, o Município e a AENEBEIRA tenham feito um grande esforço para apresentarem “um grande cartaz” que agrade a vários públicos. Referiu que o programa apresentado é “excelente” e anunciou que a autarquia também decidiu incluir a realização, no dia 22, do Mercado do Gado, que será um “dia importante” para o concelho e para toda a região envolvente. “Contamos com todos os trancosenses e com todos aqueles que nos queiram visitar de 15 a 24 de Agosto”, concluiu Amílcar Salvador.
Na apresentação do programa da Feira de São Bartolomeu também marcaram presença o cantor José Malhoa e Rui Júnior do grupo Toca a Rufar.