A Câmara Municipal de Trancoso organizou nos dias 4, 5 e 6 de Novembro, no Pavilhão Multiusos, a IV Feira da Castanha e Paladares de Outono. Com o evento anual, a autarquia pretendeu divulgar e promover os produtos locais, valorizar a castanha e promovê-la gastronomicamente, potenciando a sua produção e transformação.
O concelho de Trancoso é um dos que tem, a nível nacional a “maior produção de castanha”, pois de acordo com a Câmara Municipal saem dali anualmente “entre duas a duas mil e quinhentas toneladas, tendo este número vindo a aumentar devido ao investimento dos produtores locais na formação, plantação de novos soutos e nas tecnologias de produção”.
Durante os três dias da IV Feira da Castanha e Paladares de Outono, a cidade de Trancoso apresentou-se como uma grande montra de produtos locais e regionais, onde se reuniram as principais empresas ligadas ao sector da castanha, vinhos, licores, queijos, azeite e restantes paladares de Outono. O programa do evento incluiu umas jornadas técnicas, actividades de showcooking, concursos (Doçaria de Castanha, Melhor Castanha de Trancoso 2016 e Melhor Castanha Pintada), exposições, conferências, gastronomia, animação musical e um magusto comunitário.
No concurso “Doçaria de Castanha” Bolos e Doces de Colher foram vencedores: 1.º Casa da Prisca – Ouriços de Castanha, 2.º Magda Santos – Empadas de Frango com Castanha e 3.º António Antunes – Filó de Castanha; no Concurso Doçaria de Castanha – Compotas e Geleias os prémios foram para: 1.º Casa da Prisca – Doce de Castanha, 2.º Casa da Prisca – Compota com Castanha e Chocolate e 3.º José Aires – Doce de Abóbora com Castanha. No Concurso da Castanha – “Melhor Castanha de Trancoso 2016”, variedade Castanha Martaínha, foram atribuídos os seguintes prémios: 1.º João Chaves – Guilheiro, 2.º Maria Inês Filipe dos Santos Borrego – Palhais e 3.º Manuel Costa Santos – Miguel Choco; na variedade da castanha Longal foram vencedores: 1.º Elsa Maria Paulo Santos – Miguel Choco, 2.º Valdemar Monteiro – Souto Maior e 3.º Tiago Santos – Chafariz do Vento. Por fim, no Concurso da “Melhor Castanha Pintada”, promovido no Espaço Infantil da Junta de Freguesia de Trancoso e Souto Maior, foi vencedora Inês Silva (8 anos).