As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Câmara elimina taxas no Mercado de Gado

Trancoso

A Câmara Municipal de Trancoso deliberou que, durante o ano de 2015, não será cobrada qualquer taxa pela entrada de animais no Mercado de Gado nem pela higienização dos veículos de transporte, sendo a participação dos produtores totalmente gratuita.
A medida, que se insere numa estratégia de apoio à actividade pecuária do concelho, pretende eliminar alguns dos constrangimentos que impediam a utilização daquele equipamento pelos produtores e comerciantes, e assim promover a revitalização e dinamização do Mercado de Gado de Trancoso, de modo a que este recupere o seu papel de mais importante pólo regional de transacções de gado, como já foi no passado, constituindo assim, uma importante estrutura de auxílio à comercialização para os produtores pecuários do concelho.
O Município de Trancoso definiu como prioridade estratégica a dinamização do sector agro-pecuário, considerando o incremento desta actividade como um importante factor de desenvolvimento concelhio e como o mais eficaz meio de manter a ocupação do território e evitar a desertificação. Neste âmbito, assume particular importância a criação de gado a par da sua comercialização.
A Câmara Municipal tem também procurado, através de diversas iniciativas, dinamizar a utilização do Mercado de Gado, tendo já promovido duas mostras/exposições de gado, fomentado a realização do I Encontro de Produtores Pecuários do Concelho de Trancoso e levado várias dezenas de criadores à Feira de Gado de Salamanca “Salamaq’14”.

Notícias Relacionadas