Seminário “Conversas sobre Heterodoxias” no centenário do nascimento de Eduardo Lourenço

Salamanca

“Conversas sobre Heterodoxias” é o tema do Seminário que vai decorrer na Aula Unamuno, da Universidade de Salamanca, esta sexta-feira, dia 29 de Setembro, pelas 12.00 horas. Esta iniciativa faz parte do programa das comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Loureço e conta com a participação de Domingo Hernández (Universidadede Salamanca), Antonio Notario (Universidade de Salamanca), Pedro Serra (Universidade de Salamanca), Filipa Soares (Universidade Autónoma de Madrid) e Luís Umbelino (Universidade de Coimbra). Os trabalhos são moderados por Maria Isabel Martín Jiménez (Universidade de Salamanca).
Ainda destro da programação do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço está programado, para o dia 18 de Outubro, em Salamanca, um debate sobre “A ressonância de uma obra”.
“Eduardo Lourenço: Regresso sem fim a uma biblioteca antecessora” – Projecção do Documentário autobiográfico “Regresso sem fim” de Anabela Saint Maurice (RTP/CEI, 2011), no Teatro Juan del Enzina, no dia 18 de Outubro, pelas 17.00, seguido do debate “A ressonância de uma obra”. Participam no debate a realizadora e alguns galardoados com o Prémio Eduardo Lourenço, nomeadamente Antonio Sáez Delgado (2014), Ángel Marcos de Dios (2019), Fernando Paulouro (2020) e Valentín Cabero Diéguez (Premio 2022).
A Universidade de Salamanca também vai realizar, de 29 de Setembro a 29 de Outubro, várias actividades em torno da vida e obra do Pensador e Ensaísta. Destaque para a Exposição “Eduardo Lourenço: Vida e obra de um heterodoxo” – Mostra a inaugurar no Colégio Fonseca, no dia 29 de Setembro, pelas 10.30 horas, que conjuga a exposição biobibliográfica “Tempos de Eduardo Lourenço”, do Instituto Camões, com uma mostra de livros do Fundo doado pelo Ensaísta à Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (Guarda), ficando ali patente até 29 de Outubro.

Notícias Relacionadas