O Centro Paroquial de Seia, com novas instalações para as respostas sociais da Infância, vai iniciar um projeto pioneiro no distrito da Guarda, a “semana de trabalho de 4 dias”.
“Vamos iniciar uma experiência piloto, que já deu bons resultados noutros lugares, avançando para a sema de trabalho de 4 dias”, disse o Padre Joaquim Pinheiro, Presidente do Centro Paroquial de Seia, ao jornal A GUARDA.
A inovação acontece numa altura em que a instituição está a finalizar a construção de uma nova estrutura dedicada às respostas sociais na área da creche e pré-escolar, dotada de instalações modernas que dão prioridade ao bem-estar e o envolvimento das crianças em experiências de aprendizagem imersiva, que deverá estar concluída até ao final de Dezembro deste ano. “Esta evolução sublinha o empenho da Instituição em proporcionar um ambiente educativo de excelência, com especial destaque para o espaço exterior e de recreio, que integra equipamentos e materiais em harmonia com a envolvente natural, refletindo uma preocupação constante com a educação ambiental”, considerou Joaquim Pinheiro.
O Centro Paroquial de Seia dá também um passo inovador ao aderir ao projeto pioneiro da Semana de Trabalho de 4 Dias, aplicando este modelo organizacional às suas respostas sociais da infância. Esta iniciativa, que será implementada no início do ano letivo 2024/2025, ainda nas antigas instalações, “reflecte a visão da Instituição em promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, com benefícios claros para os colaboradores, as crianças e as suas famílias”.
“O projeto da Semana de Trabalho de 4 Dias reforça ainda mais o compromisso do Centro Paroquial com a inovação, sustentabilidade e bem-estar comunitário”, considera Joaquim Pinheiro. E acrescenta: “É uma iniciativa corajosa e de visão de futuro, exemplificando como as instituições podem evoluir para atender às necessidades atuais da vida familiar”.
A Direção está confiante de que esta mudança trará benefícios duradouros para todos os envolvidos, consolidando o Centro Paroquial de Seia como uma referência em responsabilidade social e inovação no sector.
No conjunto das suas valências, o Centro Paroquial de Seia conta com cerca de 80 colaboradores.