As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Mil ovelhas sobem à serra acompanhadas por pastores e turistas

Seia

No sábado, dia 27 de Junho, aproximadamente mil ovelhas, acompanhadas por pastores e turistas, sobem à Serra da Estrela, naquela que é a 3.ª edição da Festa da Transumância e dos Pastores. A iniciativa é organizada pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), em parceria com o Município de Seia e em articulação com os pastores que todos os anos sobem à montanha em busca de melhores pastos, uma tradição secular que no concelho de Seia ainda se mantém.
Depois da tradicional romaria da bênção dos rebanhos, que ocorreu no domingo passado, dia 21, os rebanhos estão agora preparados, para subir à serra e ali passarem os meses de Verão. “Viver esta experiência única e descobrir uma das mais simbólicas actividades do pastoreio, a transumância, é a proposta para este dia”, anuncia a organização. Refere que os rebanhos partem do Largo da Câmara, às 7.30 horas, prosseguindo a sua viagem pelos seculares caminhos da transumância, em direcção àquela que é a aldeia dos pastores, o Sabugueiro. Pelo caminho estão preparadas degustações gastronómicas, como a típica merenda do Alforge, na aldeia da Póvoa Nova, e um almoço com os pastores na Senhora do Espinheiro.
Em paralelo, a organização acoplou a Festa da Transumância ao Festival Músicas do Bosque, na tentativa de criar uma oferta turística mais alargada e diferenciada e, assim, conseguir dar razões aos turistas para permanecerem no território mais do que uma noite. Apresentar em pleno anfiteatro natural projectos musicais alternativos e inovadores é a proposta para esta primeira edição do Festival Músicas do Bosque. No festival vão estar presentes nomes como Pensão Flor, Mancines (um dia antes atuam no emblemático Teatro da Trindade – em Lisboa), Yanan Dans, Tranglomango e Dorahoag.

Ler também:  Seia - Restaurante “A Escola” do IPG recria culinária de todas as regiões do país

Notícias Relacionadas