Feira do Queijo Serra da Estrela atraiu milhares de visitantes

> Região > Seia > Feira do Queijo Serra da Estrela atraiu milhares de visitantes
Jornal A Guarda

Seia

A 46ª Feira do Queijo Serra da Estrela foi inaugurada pelo Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, no dia 18 de Fevereiro. Depois da cerimónia oficial, o governante visitou os produtores participantes.
A iniciativa, que decorreu de 18 a 21 de Fevereiro, no Mercado Municipal e área envolvente, contou com a presença de produtores, pastores, queijarias tradicionais, queijo DOP e fábricas.
A festa integrou outros sabores regionais, como o pão, o vinho do Dão, os enchidos e o mel, bem como o artesanato, lã Serra da Estrela, ovinos e o cão Serra da Estrela, que fizeram as delícias de milhares de visitantes.
Da iniciativa também fez parte a recriação da Quinta do Pastor, as mostras do Cão Serra da Estrela, as demonstrações culinárias, o concurso da ovelha bordaleira, as tradicionais tasquinhas, a mostra de artesanato, e de produtos da terra.
No âmbito da Feira, as mulheres do concelho de Seia que fazem do queijo a sua arte, receberam o Livro “Queijeiras – As Guardiãs da Montanha”. Trata-se de um livro que presta homenagem às queijeiras e que perpetuará as suas histórias de vida.
No Concurso de Ovinos e Caprinos da Serra da Estrela, organizado pela Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela. os pastores apresentarem os seus melhores exemplares.
A produção ao vivo do Maior Queijo de Ovelha de Seia (com os produtores do concelho), foi outro dos momentos marcantes do evento.
Destaque também para a confecção e degustação proporcionado pela Confraria do Requeijão com Doce de Abóbora e pela Confraria da Broa e do Bolo Negro de Loriga, e uma Prova Sensorial de Queijo Serra da Estrela com Vinhos da região, com a Estrelacoop e produtores de vinho do concelho.
Durante o evento houve vários momentos musicais, uma oficina sobre “borlas”, demonstrações culinária e da ordenha da ovelha e a apresentação do livro “A Grande Viagem pelas Canadas de Viriato” de Celeste Almeida.

Últimas notícias

17 de Maio, 2024
Município de Seia assinala Dia Municipal do Bombeiro
17 de Maio, 2024
Jornal A GUARDA celebra 120 anos de história
17 de Maio, 2024
Fundação Nova Era Jean Pina ajuda instituições em Portugal e França
17 de Maio, 2024
Quercus atribui “Qualidade de Ouro” a dez praias da região da Guarda
17 de Maio, 2024
Jornada diocesana de pastoral familiar dedicada à caminhada sinodal

Notícias Relacionadas