Feira do Queijo Serra da Estrela atraiu milhares de visitantes

Seia

A 46ª Feira do Queijo Serra da Estrela foi inaugurada pelo Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, no dia 18 de Fevereiro. Depois da cerimónia oficial, o governante visitou os produtores participantes.
A iniciativa, que decorreu de 18 a 21 de Fevereiro, no Mercado Municipal e área envolvente, contou com a presença de produtores, pastores, queijarias tradicionais, queijo DOP e fábricas.
A festa integrou outros sabores regionais, como o pão, o vinho do Dão, os enchidos e o mel, bem como o artesanato, lã Serra da Estrela, ovinos e o cão Serra da Estrela, que fizeram as delícias de milhares de visitantes.
Da iniciativa também fez parte a recriação da Quinta do Pastor, as mostras do Cão Serra da Estrela, as demonstrações culinárias, o concurso da ovelha bordaleira, as tradicionais tasquinhas, a mostra de artesanato, e de produtos da terra.
No âmbito da Feira, as mulheres do concelho de Seia que fazem do queijo a sua arte, receberam o Livro “Queijeiras – As Guardiãs da Montanha”. Trata-se de um livro que presta homenagem às queijeiras e que perpetuará as suas histórias de vida.
No Concurso de Ovinos e Caprinos da Serra da Estrela, organizado pela Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela. os pastores apresentarem os seus melhores exemplares.
A produção ao vivo do Maior Queijo de Ovelha de Seia (com os produtores do concelho), foi outro dos momentos marcantes do evento.
Destaque também para a confecção e degustação proporcionado pela Confraria do Requeijão com Doce de Abóbora e pela Confraria da Broa e do Bolo Negro de Loriga, e uma Prova Sensorial de Queijo Serra da Estrela com Vinhos da região, com a Estrelacoop e produtores de vinho do concelho.
Durante o evento houve vários momentos musicais, uma oficina sobre “borlas”, demonstrações culinária e da ordenha da ovelha e a apresentação do livro “A Grande Viagem pelas Canadas de Viriato” de Celeste Almeida.

Notícias Relacionadas