A 21.ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a realizar na cidade de Seia entre 10 e 17 de Outubro, inclui, pela primeira vez, uma pré-sessão dedicada a filmes produzidos por alunos de todo o país no ano lectivo de 2014/2015. “Há uma sessão pré-CineEco, no dia 9 de Outubro, onde vão ser projectados 25 pequenos filmes sobre ambiente, feitos por alunos de escolas de todo o país”, disse o director do festival, Mário Jorge Branquinho, na sessão de apresentação do evento, realizada na terça-feira, dia 22 de Setembro, junto do Mercado de Seia, no âmbito das comemorações do Dia Europeu Sem Carros.
Mário Jorge Branquinho explicou que a sessão, realizada em colaboração com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental, decorrerá pelas 14.30 horas, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE, com a presença dos alunos envolvidos nos projectos e de estudantes do concelho de Seia. “Nestes filmes abordam a ameaça da subida das águas do Mar nas costas de todo o mundo”, adiantou o responsável.
Durante o CineEco, que vai decorrer na Casa Municipal da Cultura de Seia e no CISE, serão exibidos cerca de 80 filmes, de 20 países, repartidos por várias secções competitivas (longas e curtas-metragens internacionais, séries e documentários de televisão, longas e curtas-metragens da lusofonia e do panorama regional). Nas longas-metragens da competição internacional destacam-se filmes como “Todo o Tempo do Mundo” (Suzanne Crocker, Canadá), “Ao Contrário” (Anne Closset, Bélgica), “Gelo Negro” (Maarten van Rouveroy van Nieuwaal, Holanda/Rússia), “Planetário” (Guy Reid, Reino Unido/EUA) e “MaldiMare” (Matteo Bastianelli, Itália). O filme oficial de abertura da competição do CineEco é “A Hora do Lobo”, do realizador francês Jean-Jacques Annaud.
A edição deste ano do festival é inspirada na encíclica papal sobre as alterações climáticas e ambiente. O programa também inclui uma conferência sobre alterações climáticas que contará com a presença do bispo da Guarda, D. Manuel Felício, de Nuno Ribeiro da Silva, presidente da ENDESA Portugal, de Francisco Ferreira, da Associação Ambientalista Quercus, e do climatologista Filipe Duarte Santos. A conferência, a realizar pelas 15.00 horas do dia 17 de Outubro, no CISE, será moderada por Francisco Teixeira, da Associação Portuguesa do Ambiente.