Centro Paroquial de Seia avança com novas instalações da Creche e do Pré-escolar

Seia – Instituição assinala 70 anos de existência

No próximo dia 10 de Fevereiro, o Centro Paroquial de Seia completará 70 anos de existência. A data vai ser assinalada com o lançamento da primeira pedra das novas instalações da Creche e do Pré-escolar
O presidente da Direcção, padre Joaquim Cardoso Pinheiro, explicou que “vinha de há alguns anos a ideia de construir novas instalações, nomeadamente para a Creche, mas foi no ano de 2017 que foi tomada a decisão de requalificar todo o edificado e de fazer algumas construções de raiz”. E acrescentou: “Concluídos e licenciados os projectos, iniciar-se-á em breve a construção do edifício onde irão funcionar as valências da Creche e do Pré-escolar. No próximo dia 10 de Fevereiro, será o lançamento da primeira pedra dessa construção”.
O responsável explicou também que “terminada esta obra, avançar-se-á para a construção de um outro edifício para onde será deslocalizada a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas”.
A cerimónia de lançamento da primeira pedra da Creche e do Pré-escolar vai contar com a presença do Bispo da Guarda, D. Manuel Felício.
O Centro Paroquial de Seia foi criado por iniciativa do padre José Quelhas Bigotte, pároco de Seia, e de um conjunto de senenses que o coadjuvaram, nomeadamente a família António Marques da Silva que ofereceu a Quinta da Carvalha, onde viriam a ser construídos os edifícios.
Ao longo destas sete décadas, o Centro Paroquial de Seia tem prestado serviço às famílias, cuidando de crianças, jovens e pessoas da terceira idade, e permitindo assim que os encarregados de educação ou os filhos adultos se dedicassem às mais diversas actividades profissionais.
Actualmente, esta instituição tem em funcionamento 5 respostas sociais ou valências: Creche, Pré-Escolar, Centro de Actividade de Tempos Livres, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Programa de Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas. Para além disto, recebe grupos em visitas de estudo ou em actividades de lazer, e acolhe pessoas em emergência familiar.
“O Centro Paroquial de Seia, sendo uma das poucas IPSS com Certificação da Qualidade, já desde 2015, tem necessidade de que a qualidade dos seus serviços seja acompanhada também pela qualidade das suas instalações”, adiantou o presidente da Direcção, padre Joaquim Cardoso Pinheiro

Notícias Relacionadas