Câmara investe 200 mil euros em actividades culturais

Seia

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, anunciou na sexta-feira, dia 29 de Janeiro, em conferência de imprensa, que o Município vai gastar em 2016, em actividades culturais, uma verba que ronda os 200 mil euros.
O autarca referiu que o orçamento, apesar de diminuto face a outras autarquias, apresenta fortes e bons motivos para Seia se afirmar culturalmente, numa acção que considera “transversal aos sectores do turismo, social, cultural e educativo”, em complemento ao plano de acção seguido nas diferentes áreas da governação autárquica. Filipe Camelo reafirmou, assim, a aposta da autarquia na “consolidação de um conjunto de eventos âncora”, naquela que definiu como uma estratégia de afirmação cultural “planeada, consertada, sustentada e equilibrada com propósitos e públicos diferenciados”. Destacou do programa cultural a Feira do Queijo, as Festas do Concelho e o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela – CineEco. A 38.ª Feira do Queijo realiza-se no fim-de-semana de Carnaval (6 a 9 de Fevereiro), as Festas do Concelho serão realizadas de 12 a 15 de Agosto (coincidindo com a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Assunção, estando já confirmada a presença do cantor David Fonseca e do grupo Amor Electro) e a 22.ª edição do Cine’Eco, decorrerá de 8 a 15 de Outubro. “Estes são os eventos que mais recursos consomem ao Município, mas que potenciam dinâmicas muito próprias, com elevado retorno para a economia local e com projecção ao nível regional, nacional e até mesmo internacional”, observou Carlos Filipe Camelo.
Na programação anual da Câmara Municipal de Seia estão também incluídas, entre outras actividades, o XII Seia Jazz & Blues (7 a 12 de Março), o Festival de Artes Plásticas de Seia – ARTIS (7 de Maio a 30 de Junho), a 7.ª edição do Festival Especial (17 de Maio); a Mostra de Teatro Infanto-juvenil – MOTIN (16 a 21 de Maio); as Marchas Populares (23 de Junho), as Jornadas Históricas (10 a 12 de Novembro) e a Exposocial (28 a 30 de Setembro). No desporto, realce para o Oh Meu Deus Ultratrail Serra da Estrela (3 a 5 de Junho) e para o 3.º Skyroad Serra da Estrela (9 e 10 de Julho).

Notícias Relacionadas