Bispo de Viseu dá nome a largo na terra natal

Seia

“Largo D. António Luciano Santos Costa” é a nova designação toponímia da localidade de Corgas, em homenagem ao actual Bispo de Viseu, natural daquela localidade do concelho de Seia.
A cerimónia decorreu no último Domingo, 14 de Maio, por ocasião do 76º aniversário, a Comissão de Melhoramentos das Corgas.
Esta colectividade decidiu homenagear D. António Luciano, natural daquela localidade da freguesia de Sandomil, no Concelho de Seia, atribuindo o seu nome a um Largo recentemente requalificado pelo município.
Do programa também fez parte a celebração da Missa presidida por D. António Luciano, em memória de todos associados e colaboradores já falecidos.
Do programa também fez parte um almoço convívio.
Através das actividades que realiza ao longo do ano, a Comissão de Melhoramentos das Corgas tem contribuído para o progresso desta aldeia do concelho de Seia.
D. António Luciano é natural de Corgas, Freguesia de Sandomil, Concelho de Seia. Estudou na Escola Primária de Corgas e no colégio de Nossa Senhora da Conceição, em São Romão. Ingressou na Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, em Coimbra, onde exerceu as funções de enfermeiro nos Hospitais da Universidade. Prestou serviço militar em Moçambique. Mais tarde entrou no Seminário da Guarda onde fez os estudos teológicos, foi ordenado diácono a 8 de Dezembro de 1984. Foi ordenado presbítero no dia 29 de Junho de 1985, na Sé da Guarda.
No dia de Maio de 2018 foi nomeado Bispo de Viseu, pelo Papa Francisco. A ordenação episcopal aconteceu a 17 de Junho, na Sé da Guarda.

Notícias Relacionadas