A Associação de Arte e Imagem de Seia decidiu, na sua última Assembleia Geral, criar o Núcleo Cinéfilo de Seia – 7.ª Sena, impulsionado por Isabel Almeida, Joana Viveiro, Sérgio Viana, Luís Silva Santos e Mário Branquinho.
O Núcleo, que está integrado na Associação Arte e Imagem, à semelhança do que já acontece com outras áreas artísticas (teatro, música e artes plásticas), visa contribuir para a divulgação de um cinema alternativo ao “cinema comercial” que actualmente é exibido no Cinema de Seia e permitir uma maior diversidade de oferta cultural na região.
O projecto, que emerge da sociedade civil, sobretudo jovens, pretende contribuir para atrair novos públicos ao cinema e promover uma maior dinamização e divulgação desta arte. Além disso, pretende contribuir para o estímulo intelectual e incutir o gosto por um tipo de cinema diferente, de acordo com os promotores. Dispõe-se também a colaborar com o CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, quer na dinamização do Júri da Juventude, quer na colaboração na realização de sessões nas Freguesias.
O “7.ª Sena” vai apresentar-se este mês ao público, nas sessões especiais de segunda e de terça-feira de Carnaval, às 21.30 horas, com a exibição dos filmes “O Velho do Restelo” (2014) e “Aniki Bóbó” (1942), de Manoel de Oliveira, no dia 16, e “E Agora? Lembra-me” (2013), de Joaquim Pinto, no dia 17. A partir de Março serão realizadas duas sessões por mês, às quintas-feiras.