Seia
A Câmara Municipal de Seia e a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM) assinaram um protocolo com 8 Freguesias do concelho para a concretização de um plano de gestão e manutenção de percursos pedestres que integram o projecto da Rede de Aldeias de Montanha. O documento foi assinado no sábado, dia 11 de Outubro, no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, na presença do Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos.
De acordo com o protocolo, as Freguesias de Alvoco da Serra, Loriga, Sabugueiro, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim e as Uniões de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e Vide e Cabeça comprometem-se a assegurar “a colaboração técnica na gestão da rede, com vista ao desenvolvimento de novos produtos turísticos que potenciem o desenvolvimento local” e a garantir a estruturação de rede de percursos no seu território. As autarquias ficam também obrigadas a fornecer conteúdos interpretativos dos percursos e a coadjuvar na limpeza e manutenção dos trilhos pedestres.
O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, disse na cerimónia de assinatura do protocolo que o seu concelho disponibiliza cerca de 100 km de percursos sinalizados que “são uma mais-valia para o território e para as suas gentes”.
Já o Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, destacou a aposta da Câmara de Seia e da ADIRAM na Rede de Aldeias de Montanha. “Todas as iniciativas que promovam a diferenciação dos produtos locais são bem-vindas”, disse.
A Rede de Aldeias de Montanha, que envolve as localidades de Alvoco da Serra, Loriga, Sabugueiro, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim, Lapa dos Dinheiros, Vide e Cabeça), disponibiliza actualmente 100 km de percursos pedestres e 14 rotas diferentes.
Célia Gonçalves, da direcção da ADIRAM, referiu que está a ser finalizada a parte da sinalética da rede, estando já cerca de 80% dos percursos referenciados. A associação está em fase de alargamento a outros Municípios da região e em breve irá criar um sistema de monitorização dos visitantes que utilizam a Rede de Aldeias de Montanha e que participam em actividades de animação realizadas ao longo do ano. Também está a ultimar a abertura de um concurso para implementação de percursos próprios para ciclistas e de um centro de BTT.