As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Alunas da Guarda e de Aguiar da Beira representam distrito no Concurso Nacional de Leitura

Prova Distrital decorreu em Seia

Carolina Costa, da Escola Secundária da Sé (Guarda), e Matilde Florêncio, da Escola Padre José Augusto da Fonseca (Aguiar da Beira), foram as vencedoras da Prova Distrital da 8.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, que se realizou em Seia no dia 13 de maio, e vão representar o distrito da Guarda na final do concurso em Lisboa.

Na prova distrital participaram 15 escolas e 56 alunos (34 do 3.º ciclo do Ensino Básico e 22 do Ensino Secundário), dos concelhos de Aguiar da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Seia e Vila Nova de Foz Côa. De entre os participantes foram apurados três concorrentes em cada ciclo de ensino, resultante do somatório das pontuações obtidas na prova escrita e na prova oral, sendo os 2.º e 3.º classificados considerados suplentes. Assim, no ensino secundário, para além de Carolina Costa, classificaram-se respectivamente em 2.º e 3.º lugar Acil Will (Escola Básica e Secundária da Meda) e Cláudia Sequeira Lemos (Escola Básica e Secundária Padre José Augusto da Fonseca – Aguiar da Beira). No 3.º ciclo a pontuação mais alta foi para Matilde Florêncio, seguindo-se Rosa Maria Ruano Marques (Escola Secundária da Sé – Guarda), 2.ª classificada, e Joana Filipa Manso Morgado (Escola Básica de São Miguel – Guarda), em 3.º lugar.

O apuramento dos finalistas foi feito através da realização de uma prova escrita, de carácter eliminatório, e de uma prova oral, tendo por base as obras literárias “O meu pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos, e “A Pérola”, de John Steinbeck, para o 3º ciclo, e “Quando Lisboa Tremeu”, de Domingos Amaral, e “Índice Médio de Felicidade”, de David Machado, para o ensino secundário.
A prova distrital foi organizada pelo Município de Seia e pela Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares e Municipais de Seia, sendo o Concurso Nacional de Leitura da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares.

O concurso destina-se às escolas das redes, pública e privada do continente e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira que a ele aderirem, através da inscrição de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Como princípio geral orientador do concurso está o prazer de ler, pretendendo-se estimular nos concorrentes o gosto pela leitura e o contacto com os livros.

Notícias Relacionadas