‘Água, Motor da Economia Verde: a Trilogia – Água, Energia e Agricultura’ foi o tema da terceira conferência ‘ENERtalks’, que decorreu no dia 5 de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Sabugal.
O Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, reafirmou o desígnio de manter a trajectória de posicionar o território do Sabugal como exemplo central na promoção do uso controlado dos recursos naturais (sustentabilidade) e da procura de novas soluções amigas do ambiente (inovação), promotoras do conforto humano (energias) e assentes no potencial latente e inexplorado dos seus territórios (recursos naturais).
Carmona Rodrigues, da Biodesign, fez a apresentação oficial do estudo/projecto ‘Gestão Integrada dos Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas das Barragens do Sabugal e da Meimoa’. A ‘ENERtalks’ contou também com intervenções de Macário Correia, da Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento Algarvio, sobre a estratégia e visão dos recursos hídricos no sul do país, e de Manuel Casquiço, da ADENE – Agência para a Energia, numa sessão com moderação de Helena Freitas, da Universidade de Coimbra.
Esta iniciativa pretendeu promover e discutir temáticas na esfera da ENERTECH – Feira das Tecnologias para a Energia, evento direccionado para o sector das energias renováveis, tecnologias e eficiência energética, que se realiza a cada dois anos, no Sabugal.
A organização da ‘ENERtalks’ foi da responsabilidade do Município do Sabugal, em parceria com a ADES – Associação Empresarial do Sabugal, ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, Institutos Politécnicos de Castelo Branco e da Guarda e Universidade da Beira Interior.