Sortelha viveu ‘Muralhas com História’

Sabugal

A XI edição do evento ‘Muralhas com História’ decorreu na Aldeia Histórica de Sortelha, de 15 a 17 de Setembro. Apesar da chuva foram muitos os que passaram as portas da muralha e se envolveram na iniciativa centrada no Reinado de D. Afonso III – O Bolonhês – Rei de Portugal e dos Algarves.
O ‘Muralhas com História’ começou, na sexta-feira, 15 de Setembro, com o Auto de Abertura do Mercado e Cortejo em honra d’El Rey D. Afonso III.
Os três dias do evento foram marcados pela recriação histórica, mercado, tabernas, acampamento militar, ofícios e vivências, cetraria e animais da quinta, músicos, malabaristas, personagens históricas e do imaginário medieval. Sortelha é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, uma rede de povos com características arquitectónicas e históricas únicas. Esta povoação do concelho do Sabugal está muito bem conservado, com ruas, casas e castelo e muralha, evocando o seu passado medieval e a sua importância na história de Portugal e da Ibéria.
Actualmente vivem cerca de 300 pessoas nas imediações de Sortelha. Na zona histórica, dentro da muralha há algumas casas dedicadas ao alojamento turístico.
A organização deixa a promessa que regressará em 2024 “para o muy afamado Muralhas com História, na inigualável Aldeia Histórica de Sortelha”.

Notícias Relacionadas