Seminário internacional ‘MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior. Para Sempre’

Sabugal

O Seminário Internacional ‘MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios de Interior. Para Sempre’ vai decorrer esta sexta-feira, 21 de Abril, no Auditório Municipal do Sabugal,
Reconhecer o papel fundamental que as mulheres detêm na construção de sociedades democráticas e sustentáveis, a par das múltiplas e complexas desigualdades e discriminações a que são sujeitas, evoca a necessidade de cruzar diferentes olhares e de promover diálogos para a construção de dinâmicas mais justas.
Durante a jornada, que convida ao debate sobre estas questões de um ponto de vista plural e unificador, os participantes vão ter oportunidade de assistir a comunicações de excelência que versam sobre as seguintes temáticas: MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios de Interior. Para Sempre’, ‘Mulheres, igualdade, participação cívica e empoderamento’, ‘Mulheres, território e saber’ e ‘E depois de ti? Caminhos futuros para lá do desafio’. Destaque para a participação de Clara Nicholls e Miguel Altieri, docentes da Universidade da Califórnia, Berkeley, que vão abordar o papel central das mulheres agricultoras na transição agro-ecológica em diversas partes do mundo.
Na sessão tem também lugar a apresentação dos resultados do Projeto ‘MAIs’ e de outros que contribuem para a visibilidade das mulheres em diversos sectores profissionais. Está, ainda, agendada a inauguração, na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, da exposição ‘Das Mãos às Vozes das Mulheres Agricultoras’, numa óptica de valorização do património enquanto instrumento de liberdade e fraternidade.
Esta iniciativa decorre no âmbito do Projeto ‘MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios de Interior’, do qual o Município do Sabugal é parceiro e o Instituto Politécnico de Viseu promotor, estando o mesmo a ser implementado no Sabugal e em São Pedro do Sul, desde 2020, através de financiamento do Programa Conciliação e Igualdade de Género – EEA Grants.
A sessão de encerramento está marcada para as 16.00 horas e conta com a participação da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

Notícias Relacionadas