Orlindo Pereira e Natália Correia Guedes condecorados no Dia do Concelho

Sabugal

O Tenente-Coronel Orlindo Pereira e a Professora Doutora Natália Correia Guedes vão ser condecorados no Dia do Concelho do Sabugal que se assinala esta sexta-feira, 10 de Novembro.
O programa que marca os 727 anos da confirmação do foral do Sabugal, por D. Dinis, em 1296, começa às 9.30 horas, nos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras, ao som do Hino Nacional interpretado por professores e alunos da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte/Polo do Ensino Articulado do Sabugal e perante Guarda de Honra formada por elementos das Corporações das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito.
Segue-se a sessão solene, às 10.00 horas, no Auditório Municipal, com um momento musical, e a intervenção do Presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença.
O programa prossegue com a assinatura do protocolo de cedência entre o Município do Sabugal e a VVD – Produtora de Energia Renovável de Valverdinho, S.A.
Segue-se a condecoração dos trabalhadores da autarquia com 15, 25 e 35 anos de serviço efectivo no Município, votos de louvor a trabalhadores aposentados e atribuição de Medalha de Mérito Cívico ao Tenente-Coronel Orlindo Pereira e Medalha de Ouro à Professora Doutora Natália Correia Guedes.
O Tenente-Coronel Orlindo Pereira é natural das Quintas de São Bartolomeu, no concelho do Sabugal. Em Março deste ano, foi condecorado pelo Presidente da República, com a Ordem da Liberdade, Grau de Grande-Oficial, pela participação directa no 25 de Abril de 1974, em cerimónia no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém.
Natália Correia Guedes, Professora Jubilada da Universidade Católica Portuguesa, nasceu no dia 26 do Junho de 1943. É neta do escritor sabugalense Joaquim Manuel Correia. Foi a primeira mulher a chefiar a Direcção-Geral do Património Cultural, entre 1979 e 1980 e a primeira Presidente do Instituto Português do Património Cultural, entre 1980 e 1984. Fundou o Museu Nacional do Traje, em 1975. Foi a primeira Doutora em Museologia, em Portugal, pela Universidade Nova de Lisboa, em 1994. Foi fundadora e presidente da Associação Portuguesa de Falcoaria. Conselheira da Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja, membro da Junta da Fundação Casa de Bragança desde 1985, tornou-se em 2002 a primeira mulher Presidente da referida Fundação.
As comemorações do Dia do Concelho terminam com o concerto ‘Fado & Samba Canção’, apresentado por Nani Medeiros e Zé Maria, pelas 21.30 horas, no Auditório Municipal do Sabugal.

Notícias Relacionadas